As Marcianas encerram Semana Cultural de Hortolândia em clima sertanejo

Dupla é a atração do evento Estação Viola, neste domingo (11/05), às 8h, no Museu Municipal Estação Jacuba

Ufa, haja pique! Hortolândia teve muitas atrações artísticas nesta semana. Para encerrar a programação com gás total, a Semana Cultural terá o show da dupla As Marcianas, neste domingo (11/05). Elas serão a atração principal do projeto Estação Viola, a partir das 8h, no Museu Municipal Estação Jacuba, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. A Semana Cultural deste mês, promovida pela Prefeitura, é comemorativa aos 34 anos de emancipação política do município. Confira mais atividades pelo aniversário da cidade neste LINK.

Para deixar o público bem disposto para a apresentação, o evento servirá um delicioso café da manhã.

Já no palco, quem irá abrir os trabalhos será a Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia. O grupo foi criado por Mestre Chiquinho, um dos moradores ilustres da cidade, e pelos violeiros Eliseu Teodoro e João Batista, em 2009. O objetivo é manter viva a tradição da música caipira na cidade. Atualmente, a orquestra tem mais de 30 integrantes, dentre homens e mulheres. A orquestra conta com o apoio da Secretaria de Cultura. Desde sua criação, a orquestra tem seu trabalho reconhecido, com convites para fazer apresentações em outras cidades da região, do interior paulista e até de outros estados do Brasil. Além disso, o grupo já gravou disco e recebeu prêmio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Em seguida, o público irá se deleitar com mais sertanejo com As Marcianas. A dupla surgiu nos anos 1980, formada inicialmente pelas irmãs Celina e Ivone Sant´Angelo, filhas do cantor João Mineiro, da dupla com Marciano. O nome artístico da dupla é em homenagem ao padrinho delas, Marciano. Atualmente, a dupla é formada por Celina e Adriana Bastos.

As Marcianas foram uma das primeiras duplas femininas a fazer sucesso no concorrido mercado sertanejo, dominado por artistas masculinos. Ao longo de sua carreira, com 18 discos lançados, dentre álbuns e Eps, a dupla fez sucesso com músicas como “Por que brigamos” e “Vou te amarrar na minha cama”.

O QUE É SEMANA CULTURAL?

Ao realizar a Semana Cultural, a Prefeitura de Hortolândia democratiza o acesso da população à arte em suas diferentes formas e manifestações. A proposta é reunir numa mesma semana os diversos eventos artísticos que o município promovia em dias diferentes de um mesmo mês. São eventos de teatro, recitação e poesia falada, batalha de rima, literatura e música.

A Prefeitura começou a promover a Semana Cultural em março deste ano, quando a grande atração foi a cantora Kell Smith. Já em abril, o destaque principal foi a cantora Paula Lima, que se apresentou junto com o grupo Quinteto Cultura.

Confira abaixo a programação da Semana Cultural de Hortolândia que acontece até este domingo (11/05):

Projeto +Dança – Especial Dia das Mães:

Data: 08/05 (quinta-feira)

Horário: 19h 

Local: Teatro Elizabeth Keller de Matos (Unidade Arlindo Zadi)

Endereço: rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda

Classificação: Livre

Projeto Achei um livro:

Data: 09/05 (sexta-feira)

Horário: 9h 

Local: Parque socioambiental Chico Mendes

Endereço: Entre as avenidas Olivio Franceschini e Santana, região central

Classificação: Livre

Projeto Sexta Musical – grupo Madeira Brasil convida Trio Mana Flor:

Data: 09/05 (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Teatro Elizabeth Keller de Matos (Unidade Arlindo Zadi)

Endereço: rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda

Classificação: Livre

Marcha para Jesus – Fest Gospel:

Data: 10/05 (sábado)

Horário: 13h 

Local: praça A Poderosa

Endereço: rua Ercilio Antonio Meira, 241, Jardim Santa Izabel

Classificação: Livre

Estação Viola com As Marcianas:

Data: 11/05 (domingo)

Horário: 8h às 12h 

Local: área externa do Museu Municipal Estação Jacuba

Endereço: rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco

Classificação: Livre