Troque 5 caixas longa vida no “Espaço Sustentável” e concorra a um celular

Servidores que descartarem corretamente este tipo de material ajudarão a fazer um mundo melhor e ainda poderão concorrer ao sorteio de um iPhone 16, em campanha promovida por uma entidade parceria da Prefeitura 

Se você é servidor municipal em Hortolândia e é amigo da causa ambiental, atenção a esta mensagem. A partir da próxima terça-feira (15/04), às 8h30, a Prefeitura começará a coletar caixinhas do tipo longa vida no “Espaço Sustentável” que será implantado no Novo Paço, entre o refeitório e o estacionamento interno dos secretários. Graças à parceria entre a Administração Municipal e a ONG (Organização Não Governamental) Espaço Urbano, quem descartar corretamente este tipo de reciclável poderá concorrer ao sorteio de um iPhone16, em dezembro deste ano.

Segundo os organizadores da campanha, a cada entrega de cinco caixinhas o servidor receberá um cupom para concorrer ao prêmio. Mas, além de separar as unidades, é preciso que as embalagens estejam limpas e preparadas para o descarte. Elas devem ter as abas desdobradas e serem higienizadas e totalmente abertas, de modo a ficarem no formato de uma folha de papel. Ainda de acordo com os organizadores, podem ser descartados todos os tipos de caixinhas cartonadas, as de leite, iogurte, achocolatados, sucos, creme de leite e leite condensado, molho de tomate, milho, ervilha, seleta de legumes, dentre outras.

As trocas de embalagens cartonadas por cupons serão feitas exclusivamente às segundas-feiras, das 8h às 12h, no “Espaço Sustentável”.

O sorteio será no dia 16 de dezembro de 2025, às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube e pelas redes sociais da Espaço Urbano.

O que mais descartar no “Espaço Sustentável”

O “Espaço Sustentável” estará equipado para coletar diversos tipos de materiais reaproveitáveis e recicláveis. Segundo o Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos, haverá recipientes para o correto descarte de caixinhas longa vida, tampinhas plásticas, lacres de latas, eletroeletrônicos, pilhas, baterias e garrafas plásticas do tipo PET. 

Atualmente, o servidor que deseja colaborar com um mundo melhor, praticando o descarte correto de resíduos no ambiente de trabalho, conta com lixeiras coletoras tanto do chamado “lixo molhado” (resíduos orgânicos), de cor marrom, quanto do “lixo seco” (recicláveis e reaproveitáveis), de cor verde, em vários ambientes do prédio, como as copas e o refeitório. Além disso, em frente à entrada principal do “Palácio dos Migrantes”, existe um contêiner verde, um LEV (Local de Entrega Voluntária), para coleta de materiais recicláveis como  papel, papelão e vidro.

“Quando falamos em sustentabilidade, o exemplo precisa começar na ‘Nossa Casa’. Por isso, estamos implantando o Espaço Sustentável aqui no Paço Municipal, com objetivo de sensibilizar e incentivar os servidores municipais a práticas ambientais importantes não só para nós, mas para as futuras gerações”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, Eliane Nascimento.