Campanha de vacinação contra gripe começa em Hortolândia nesta terça-feira (01/04)

A partir desta terça-feira, Prefeitura amplia horário da sala de vacinação da UBS Rosolém, que passa a funcionar das 7h às 17h30; no total, o município passa a ter quatro salas de vacinação que funcionam em horário ampliado para facilitar acesso da população à vacina

Hortolândia inicia a campanha de vacinação contra a gripe, nesta terça-feira (01/04). A imunização será realizada nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A fim de facilitar o comparecimento da população, também a partir desta terça-feira, a Prefeitura amplia o horário da sala de vacinação da UBS Rosolém, que passa a funcionar das 7h30 às 17h30. Com isso, o município passa a ter quatros salas de vacinação que ficam abertas em horário ampliado: Dom Bruno Gamberini, Rosolém e Santa Clara (7h30 às 17h30). Já a sala da UBS Figueiras funciona das 7h30 às 18h30. De acordo com a Secretaria de Saúde, nas demais unidades, a campanha será das 7h30 às 15h30. Ainda de acordo com a secretaria, a ampliação do horário das salas de vacinação das quatro UBSs é em razão de serem unidades localizadas em regiões que concentram grande número de moradores, muitos deles dos públicos-alvos da campanha deste ano. A Secretaria de Saúde avalia a possibilidade de ampliar o horário de salas de vacinação de UBSs localizadas em outras regiões da cidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o município definiu a data de início da campanha após ter recebido o documento técnico sobre a campanha, emitido pelo governo do Estado, na sexta-feira (28/03). O documento estipula a data de início da campanha para o dia 07/04.

“O documento também faculta aos municípios, caso desejarem, a decisão de começar a campanha antes da data estipulada. E foi isso o que decidimos fazer”, argumenta a coordenadora do Programa de Imunização da Prefeitura, Ana Paula Fernandes.

O município já recebeu do órgão estadual GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) um lote inicial para a campanha, com 4.900 doses, na quinta-feira (27/03).

A coordenadora salienta que a vacina é trivalente, ou seja, imuniza contras as três cepas do vírus da gripe: H1N1 e H3N2 (ambas da Influenza tipo A) e a linhagem Victoria (Influenza tipo B).

A coordenadora destaca ainda que o documento técnico deixa a critério dos municípios definirem a data para realizar o “Dia D” da campanha deste ano. Em Hortolândia, a data ainda não foi definida.

PÚBLICOS PRIORITÁRIOS

De acordo com o documento técnico, na campanha deste ano os públicos prioritários são:

– Crianças de seis meses a menos de seis anos de idade

– Gestantes


– Idosos com idade acima de 60 anos

A meta é imunizar 90% desses três públicos. O governo do Estado ainda não enviou os números das populações desses três públicos do município.

A coordenadora Ana Paula Fernandes salienta que a vacina contra a gripe já integra o Calendário Nacional de Vacinação deste ano para os três públicos.

OUTROS PÚBLICOS

Na campanha deste ano, também poderão receber a vacina contra a gripe os seguintes públicos:

– Puérperas

– Povos indígenas aldeados ou não

– Pessoas em situação de rua

– Trabalhadores da Saúde

– Trabalhadores da Educação


– Profissionais das Forças Armadas, de salvamento e de segurança

– Pessoas com deficiência permanente

– Caminhoneiros

– Profissionais do transporte coletivo

– Trabalhadores portuários


– Trabalhadores do Correios

– População privada de liberdade

– Funcionários do sistema prisional

– Portadores de comorbidade