Prefeitura abre exposição na segunda-feira (10/02), às 19h; museu está localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco
Hortolândia combate o preconceito racial de uma maneira lúdica e divertida. A Prefeitura estreia a exposição Representatividade “Super” Importa, na próxima segunda-feira (10/02). A cerimônia de abertura será às 19h, no Museu Municipal Estação Jacuba, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. A exposição é uma iniciativa conjunta das Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia, de Cultura e do Conselho de Promoção da Igualdade Social do município. Em razão do trabalho de montagem da exposição, o museu ficará fechado para visitação durante esta semana.
Serão expostos 32 desenhos de super-heróis e personagens de histórias em quadrinhos e do cinema que são negros ou têm origem africana, tais como Pantera Negra, Tempestade (uma das integrantes do grupo de mutantes X-Men), dentre outros. Os desenhos foram criados por professores de artes que atuam na rede municipal de Educação de Hortolândia e pelos artistas convidados Edson Xis, Elisabete Priedols, José Reis, Leidiane Souza, Melissa Gouvea, Rafael Ghiraldelli, Rafael Noronha e Ricardo Castro.
A criação e curadoria da exposição é do coordenador dos professores de artes da Secretaria de Educação, Adelson dos Santos. A mostra foi realizada em comemoração ao Dia e ao Mês da Consciência Negra, em novembro de 2023. Inicialmente, ficou exposta no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus de Hortolândia. Depois, a exposição foi exibida na Estação Cultura e na Casa de Cultura Aquarela, ambos os espaços em Campinas, e em três escolas estaduais de Hortolândia. Agora, a exposição encerra o tour na Estação Jacuba.
De acordo com Adelson dos Santos, a ideia para a exposição surgiu em sala de aula, a partir da indagação de um aluno sobre a questão de super-heróis negros. “O objetivo da exposição é discutir a questão da igualdade racial, e também conscientizar e sensibilizar o público sobre o tema. Por meio dos trabalhos expostos, queremos também promover a inclusão social da comunidade afro e combater o preconceito racial”, explica o coordenador.
Já o coordenador do museu, Átila Paz, destaca que o objetivo de trazer a exposição para o espaço neste momento é para coincidir com o início do ano letivo dos estudantes da rede municipal de ensino. “Ao abrir a exposição neste momento de volta às aulas, estamos plantando uma semente para que o tema da igualdade racial e o combate ao preconceito sejam discutidos durante o ano todo por alunos, nas escolas em sala de aula, e pela sociedade. E que isso seja intensificado em novembro, que é quando comemoramos o Dia e o Mês da Consciência Negra”, salienta o coordenador do museu.
EM CARTAZ
Após a abertura na próxima segunda-feira (10/02), a exposição poderá ser visitada pelo público a partir do dia seguinte, (11/02), das 9h às 16h30. A exposição ficará em cartaz até o dia 14/03. O Museu Municipal Estação Jacuba abre também no último fim de semana de cada mês. Agora em fevereiro, o espaço abrirá nos dias 22 e 23, ocasião que o público poderá conferir a exposição, caso não consiga durante a semana.
ESTAÇÃO JACUBA
O Museu Municipal Estação Jacuba ocupa o prédio da antiga estação ferroviária que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. O espaço guarda um acervo de objetos, fotos e materiais antigos relacionados à história da própria estação e do município, que estão agrupados em várias salas. Todos esses materiais são parte importante do patrimônio da cidade.
O espaço fica ao lado da via férrea. Durante a visita, o público poderá ter a sorte de ver o trem passar e registrar o momento com fotos, selfies e vídeos. Por medida de segurança, a equipe da Estação Jacuba orienta os visitantes a não ultrapassar a grade que cerca a plataforma externa para tirar fotos ou gravar vídeos na hora da passagem do trem.
O museu ainda oferece atrativos tecnológicos. Um deles é a câmera de monitoramento de trens que passam na via férrea. A câmera, do modelo 360º, funciona 24 horas. As imagens da câmera são exibidas em tempo real no canal no YouTube do grupo Railcam Brasil. O equipamento foi inaugurado em maio de 2022. Para que os visitantes possam fazer fotos, selfies e vídeos, o centro conta com Wi-Fi, disponibilizado pelo grupo Railcam Brasil.
Após o passeio, o público pode ainda descansar e usufruir a área externa do centro. No local há árvores frutíferas, duas mangueiras e uma caramboleira, que oferecem sombras acolhedoras, principalmente nos dias de sol forte.
Serviço – Abertura da exposição Representatividade “Super” Importa:
Data: 10/02 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Museu Municipal Estação Jacuba
Endereço: rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco