Hortolândia orienta população masculina sobre importância do cuidado integral da saúde

Prefeitura inicia programação de atividades da campanha Novembro Azul para conscientizar sobre prevenção ao Câncer de próstata

Por uma questão cultural de hábitos sociais arraigados, os homens costumam ser negligentes com a própria saúde. Para quebrar essa visão preconcebida, envolta ainda em tabu, a Prefeitura de Hortolândia inicia uma programação de atividades da campanha Novembro Azul. Durante este mês, a Secretaria de Saúde promoverá ações nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para conscientizar o público masculino sobre a importância de procurar regularmente ajuda médica oferecida pela Prefeitura.

O coordenador geral dos serviços das Atenções Primária e Especializada do município, Leandro da Silva Severino, salienta que a programação vai além de orientar os homens somente sobre a prevenção contra o Câncer de Próstata, tema principal da campanha. A programação foi iniciada com uma palestra ministrada para mais de 200 pessoas usuárias cadastradas do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, na manhã desta segunda-feira (04/11).

“Na palestra que ministramos nessas ações, o foco é a saúde integral. Os homens têm dificuldade de procurar os serviços. Por isso, abordamos a importância dos homens cuidarem também da saúde mental, de se prevenirem contra as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), dentre outras doenças e problemas. Eles devem procurar o ano inteiro os serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura, e não apenas em novembro por causa da campanha. Mostramos que há doenças que podem levar a óbito tanto ou até mais do que o Câncer de Próstata”, ressalta Severino.

O coordenador reforça que as UBSs acolhem e atendem a população durante o ano inteiro. Por meio das unidades, os homens podem fazer periodicamente os exames preventivos necessários para a detecção do Câncer de Próstata e de outras doenças.

PONTE ESTAIADA COM ILUMINAÇÃO AZUL

Para reforçar a divulgação da campanha para a população, a Prefeitura de Hortolândia já acionou uma iluminação na cor azul na Ponte da Esperança (Ponte Estaiada), na sexta-feira (01/11). Por meio do sistema de iluminação, é exibida a seguinte mensagem sobre a campanha: “Novembro Azul/Vença o tabu/Previna-se”.

A cada mês, a ponte recebe uma iluminação especial para destacar o comprometimento da Prefeitura de Hortolândia com outras campanhas, causas ou datas importantes. No mês passado, a ponte ficou iluminada na cor rosa para marcar a campanha Outubro Rosa.

Confira abaixo a programação de atividades promovidas pela Prefeitura de Hortolândia sobre o Novembro Azul:

UBSAtividadeDataHorário
 Taquara Branca Palestra sobre campanha Novembro Azul 08/11  10h 
Nova EuropaPalestra sobre campanha Novembro Azul14/119h
Santa ClaraAções de sensibilização sobre a campanha Novembro Azul18 a 22/117h às 18h
UBS Amanda IPalestras e orientações19/11– 9h– 14h (A ação será para equipes da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses))
  
AdelaidePalestra: “Um toque para a vida”20/118h
São BentoPalestra sobre a campanha Novembro Azul (OBS.: Durante o mês haverá distribuição de informativos para os homens)21/117h às 9h30
FigueirasRoda de conversa sobre prevenção ao Câncer de Próstata21/119h
SantiagoAtividade sobre prevenção ao Câncer de Próstata21/119h
Dom Bruno GamberiniPalestra sobre a campanha Novembro Azul e distribuição de material explicativo22/118h
Parque do HortoPalestra sobre a campanha Novembro Azul e café da manhã; decoração especial sobre o tema na unidade22/119h
Santa EsmeraldaRoda de conversa sobre a campanha Novembro Azul22/118h
Orestes Ôngaro Palestra sobre prevenção ao Câncer de Próstata25/118h
Amanda IIPalestra interativa sobre prevenção ao Câncer de Próstata e outras doenças que acometem os homens; cartaz sobre o tema25/1110h
RosolémPalestra sobre a campanha Novembro Azul26/118h
Novo ÂnguloPalestra sobre a campanha Novembro Azul27/119h
São JorgePalestar sobre programa Hiperdia do SUS e sobre a campanha Novembro Azul28/118h
Villagio GhiraldelliPalestra e roda de conversa sobre a campanha Novembro Azul29/117h30