Evento, realizado nesta quinta-feira (12/12), reuniu atendidos nos serviços da Prefeitura e seus acompanhantes
Em Hortolândia, o Carnaval é para todos. Aproximadamente 150 pessoas participaram, na manhã desta quinta-feira (12/12) do baile de “Carnaval Inclusivo”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, na chácara Gold Eventos, no Jd. Rosolém. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes e a primeira dama e secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Maria dos Anjos Assis Barros, prestigiaram o evento.
“Hoje eu vivi um momento muito especial no nosso Carnaval Inclusivo. Ver a participação das pessoas com deficiência, com alegria, autonomia e respeito, mostra que Hortolândia está no caminho certo. A inclusão que defendemos não é discurso, é prática. Ela está nas escolas, nos serviços públicos, nos projetos sociais e também na maior manifestação popular do Brasil: o Carnaval. A festa é do povo, é de todos, e aqui em Hortolândia ninguém fica de fora. Trabalhamos todos os dias para construir uma cidade mais humana, acessível e acolhedora. E quando vemos cada sorriso, cada família participando, cada pessoa se sentindo pertencente, temos a certeza de que estamos avançando. Vamos nos divertir neste carnaval com responsabilidade. Carnaval é alegria, é celebração da vida, mas é preciso cuidar de si e do próximo. Se beber, não dirija. Respeite as pessoas, respeite as leis e aproveite com consciência. Esse é o nosso compromisso: cuidar das pessoas em todos os momentos”, afirmou Zezé Gomes.
Para a secretária Maria dos Anjos, o evento foi um sucesso. “Foi nosso primeiro Carnaval Inclusivo. O Carnaval é cultural e para todos. Vi muita alegria nos olhos das pessoas. Elas se sentiram tratadas com amor. Este foi o primeiro de muitos que virão”, anunciou a primeira-dama.





Ao som de marchinhas carnavalescas e da apresentação de percussão, os participantes, vestidos com fantasias coloridas, se divertiram no salão, formando um cordão da amizade e da inclusão. Também puderam curtir a manhã de sol na piscina e lanchar juntos. O baile, organizado pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, reuniu acompanhantes e usuários dos grupos PcD do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo da rede SUAS (Sistema Único de Assistência Social), tais como os atendidos nos CRAS (Centros de Referência e Assistência Social) e no serviço de residência inclusiva, bem como para usuários com deficiência atendidos nos Caps (Centro de Atendimento Psicosocial) Vida e IJ (Infância e juventude), unidades da Secretaria de Saúde.
“Hoje o carnaval teve um significado ainda mais especial. Garantimos que os grupos do SCFV (Sistema de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) dos CRASs, do CAPSs IJ e Vida e da Residência Inclusiva também vivessem esse momento de alegria, pertencimento e inclusão”, afirmou o assessor do DPP PcD (Departamento de Políticas Públicas para PcD), Alexandre Amaro.
“O carnaval é de todos. É cor, é expressão, é liberdade. Quando promovemos espaços acessíveis e acolhedores, mostramos na prática que a inclusão não é um discurso, é uma atitude. Seguimos firmes, construindo uma cidade onde cada pessoa tem seu lugar, sua voz e o direito de celebrar a vida com dignidade e respeito”, afirmou a diretora do DPP PcD, Quézia Garcia.
