Prefeitura continua com combate ao mosquito; UVZ realiza busca ativa e eliminação de criadouros nas regiões central, e nos bairros Parque Gabriel e Remanso Campineiro, nesta semana
O verão é a época em que a tendência é haver aumento de casos de Dengue. Para evitar que isso aconteça, é imprescindível que a população colabore no combate ao Aedes aegypti. A Prefeitura de Hortolândia continua a fazer a parte dela. A UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, continua com a busca ativa e eliminação de criadouros em diferentes bairros. Nesta semana, as equipes percorrem a região central, Parque Gabriel e Remanso Campineiro.
A ação consiste em visitas dos agentes da UVZ em residências para detectar e eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas nos imóveis visitados, as equipes recolhem algumas delas para identificação em laboratório. De acordo com o órgão, 80% dos focos de criadouros estão nas casas das pessoas.
A Prefeitura de Hortolândia reforça à população para que deixem as equipes entrarem nas casas para executar a ação. Os estão identificados com crachás e uniformes. Para se certificar, os moradores podem entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974 para saber em quais ruas e regiões será realizada a ação.
A UVZ reforça que é importante a população fazer sua parte para evitar o aumento da infestação do Aedes aegypti. A Prefeitura lembra que a Análise de Densidade Larvária (ADL), realizada no mês passado, apontou uma grande quantidade de larvas encontradas nas casas dos moradores. O índice obtido foi 8.2, considerado alto.
NOTIFICAÇÕES
Ainda de acordo com a UVZ, Hortolândia registra neste ano os seguintes números de casos de Dengue, Chikungunya e Zika:
Dengue:
Casos notificados: 355
Casos positivos: 38
Óbito: 0 (zero)
Chikungunya:
Casos notificados: 3
Casos positivos: 0 (zero)
Zika:
Casos notificados: 0 (zero)
VACINAÇÃO
Hortolândia disponibiliza a vacina contra a Dengue nas UBSs (Unidades Básicas da Saúde). A vacinação é feita das 7h30 às 15h30. O imunizante é para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.
A Prefeitura orienta que as salas de vacinação de sete unidades funcionam em horário ampliado durante a semana para possibilitar que a população possa se imunizar. Confira abaixo quais são as sete UBSs:
Até às 17h30:
– UBS Amanda II
– UBS Dom Bruno Gamberini
– UBS Rosolém
– UBS Santa Clara
Até às 18h30:
– UBS Amanda I
– UBS Figueiras
– Parque do Horto
