Ação do Programa “Agenda Verde”, da Prefeitura, buscou sensibilizar e orientar a população local
A fim de ampliar a coleta seletiva porta a porta no maior bairro de Hortolândia, a Prefeitura realizou, nesta semana, ações de educação ambiental no Jardim Amanda. Entre quarta e sexta-feira (16 a 18/07), agentes do Programa “Agenda Verde” percorreram diversas vias do bairro, buscando sensibilizar e orientar a comunidade sobre a importância de selecionar, preparar e descartar corretamente os resíduos recicláveis e reaproveitáveis. Semanalmente, o caminhão coletor percorre o Jd Amanda às sextas-feiras.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, a medida é necessária, porque os índices de coleta seletiva no bairro estão abaixo do esperado e, em alguns meses, chegam mesmo a cair com relação ao mês anterior.



Veja abaixo os dados de coleta seletiva, no primeiro semestre de 2025:
2.030,00 kg – janeiro
1.630,00 kg – fevereiro
1.367,57 kg – março
1.331,88 kg – abril
1.867,00 kg – maio
1.320.00 kg – junho
Durante a abordagem, os servidores distribuíram panfletos e buscaram sensibilizar e orientar a comunidade sobre a importância de dar uma correta destinação a este tipo de resíduo, ressaltando tanto aspectos sociais (cidade mais limpa e bonita; fonte de renda a pessoas vulneráveis que participam da cooperativa de recicláveis; redução de gastos públicos), quanto ambientais e sanitários (zelo com o meio ambiente, preservando o solo, a água, a fauna e a flora; redução de resíduos enviados a aterros sanitários; combate a animais peçonhentos, evitando doenças, dentre outros). Também informam dias e horários em que o caminhão coletor passa, em cada localidade.
De acordo com a Secretaria, esta é uma ação de grande importância para a gestão de resíduos sólidos, buscando reduzir o impacto ambiental e promover a sustentabilidade em Hortolândia.
Atualmente, a coleta seletiva porta a porta acontece em 35 bairros, beneficiando todas as regiões do município. Além disso, a população conta com equipamentos públicos e gratuitos de entrega deste recicláveis: os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros materiais recicláveis) e os LEVs (Locais de Entrega Voluntária).