Equipe de educação ambiental abordou o tema da justiça climática, em empresa que atua em Hortolândia
Você sabe o que é justiça climática? Os 400 funcionários da empresa Racional Engenharia, que atua em Hortolândia, no bairro Chácara Recreio Alvorada, agora já estão a par do tema, abordado durante palestra realizada pela equipe de Educação Ambiental da Prefeitura, nesta quarta-feira (13/08), véspera do Dia Nacional de Combate à Poluição.
O conceito trata das desigualdades causadas pelas mudanças climáticas que ocorrem no Planeta, mostrando que as consequências não afetam a todos igualmente, mas têm como principais afetados justamente as comunidades mais vulneráveis e os que menos contribuíram para a emissão de gases de efeito estufa.
Durante a abordagem, o diretor de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni, falou sobre os efeitos da poluição e a adaptação às mudanças em diferentes contextos. Mostrou ainda o alcance e a efetividade das ações de educação ambiental voltadas para o combate à poluição do solo, da água e do ar. Enfocando a realidade local, abordou as ações do Programa Agenda Verde; a campanha de combate às queimadas e as políticas públicas de descarte responsável dos resíduos orgânicos e dos reaproveitáveis, como eletrônicos e demais materiais, por meio da coleta seletiva porta a porta e de equipamentos como PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outra materiais recicláveis) e LEVs (Locais de Entrega Voluntária).
“Por meio de ações conscientes, é possível reduzir os impactos de poluição do meio ambiente para a saúde humana e animal, além dos prejuízos econômicos ocasionados em setores como o da pesca, da agricultura e do próprio turismo, contribuindo para fazer de Hortolândia uma cidade inteligente e sustentável”, afirmou Zanoni.