Prefeitura promove ações de educação ambiental no Jd. Amanda

Ação, nesta terça-feira (08/07), busca combater descarte irregular recorrente no entorno do Pq. Socioambiental em construção e na UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento)

A fim de sensibilizar e orientar a população sobre a importância de descartar corretamente os vários tipos de resíduos urbanos, dentre eles os “molhados”  (orgânicos) e os “secos” (recicláveis e reaproveitáveis), a Prefeitura realizou, nesta terça-feira (08/07), uma ação de educação ambiental casa a casa em várias ruas do Jardim Amanda. Foram priorizados trechos do bairro próximos à UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) e às lagoas, onde o Poder Público está implantando o futuro Parque Socioambiental do Jd. Amanda.

As equipes de Educação Ambiental percorreram diversas vias, conversando com os moradores e orientando sobre a importância ambiental, social e sanitária de evitar o descarte irregular de entulhos, plásticos e outros materiais em áreas verdes, parques, praças, calçadas ou mesmo na via pública.

Somente neste ano já foram atendidas aproximadamente 350 ocorrências de descarte irregular no bairro, segundo o Departamento de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos. São denúncias feitas por vários canais, sobretudo os digitais, como o aplicativo “Agenda Verde” e o serviço de fiscalização feito pelo “carro inteligente”, que usa câmeras para monitorar as vias públicas.


Neste mês, a Prefeitura realizará uma série de ações de educação ambiental do Programa “Agenda Verde” em nove bairros de Hortolândia. Estas ações se estenderão até o dia 14 de julho, buscando informar e sensibilizar a comunidade sobre este e outros temas ambientalmente relevantes, como prevenção e combate às queimadas, coleta seletiva e como fazer o descarte de galhos.