Orientações sobre coleta seletiva, descarte correto de resíduos e prevenção às queimadas beneficiarão nove bairros de Hortolândia
A Prefeitura realiza, neste mês, uma série de ações de educação ambiental do Programa “Agenda Verde” em nove bairros de Hortolândia. Iniciadas nesta terça-feira (01/07), as ações se estendem até o dia 14 de julho, buscando informar e sensibilizar a comunidade sobre temas ambientalmente relevantes, como prevenção e combate às queimadas, coleta seletiva e descarte irregular de resíduos reaproveitáveis e como fazer o descarte de galhos.
Confira abaixo os bairros atendidos:
- Jd. Bela Ville
- Jardim Vila Verde
- Jd. Bela Vista
- Jd. Vasconcelos
- Jd Nova Europa
- Jd. N. S. Auxiliadora
- Jd Santa Emília
- Jd Amanda
- Parque Ortolândia


Além disso, com a ampliação da coleta seletiva feita pela Prefeitura, por meio de caminhão, as equipes do Departamento de Educação Ambiental realizaram, nesta quarta-feira (02/07), ação porta a porta junto à comunidade do Jardim Vila Verde, um dos dois bairros beneficiados. Lá a coleta seletiva porta a porta acontece toda quarta-feira.
Durante as visitas porta a porta, as equipes entregam panfletos informativos sobre as ações educativas realizadas pelo Poder Público com relação à reciclagem, ao reaproveitamento e ao descarte correto de materiais e, principalmente, sobre a coleta seletiva disponibilizada em cada localidade. O objetivo é levar mais praticidade, ampliar e qualificar ainda mais o atendimento prestado à comunidade.
“A coleta seletiva porta a porta é um serviço oferecido pela Prefeitura, em que caminhões passam em dias e horários específicos para recolher os materiais recicláveis diretamente nas residências. É importante lembrar que a prestação de serviços com a coleta seletiva, que agora compreende também o Jardim Girassol e o Villa Verde, se estende nas quatro regiões com 35 bairros, o que mostra o compromisso da administração para com todos na oferta de uma cidade limpa e cada vez mais bonita. Há ainda Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em diversos locais para o descarte de materiais recicláveis. Tudo isso é importante para a gestão de resíduos sólidos, buscando reduzir o impacto ambiental e promover a sustentabilidade”, afirma o diretor de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni.
Informações sobre ações ambientais, sustentabilidade, sugestões e denúncias sobre qualquer tipo de ação irregular podem ser feitas à Prefeitura, por meio do aplicativo do Programa “Agenda Verde”, disponível para download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store. As denúncias também podem ser feitas pelos telefones (19) 3845-1149.