Participante de Nova Odessa é a ganhadora no sorteio do celular da campanha de reciclagem

Servidores de Hortolândia arrecadaram mais de 20 mil embalagens longa vida, dentro da campanha promovida pelo Consórcio Consimares

Se você participou da campanha de troca de caixinhas cartonadas por cupons no “Espaço Sustentável” da Prefeitura, torceu e aguardou o sorteio do celular, saiba que não foi desta vez que a sorte bateu à sua porta. O cupom sorteado na campanha “Seu Reciclável Vale um iPhone”, do projeto Recicla Cidade Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), foi o de número 28.943, de uma participante de Nova Odessa. 

O sorteio do equipamento aconteceu, na tarde desta terça-feira (16/12), e teve transmissão ao vivo pelo canal do Youtube e pelas redes sociais da ONG (Organização Não Governamental) “Espaço Urbano”. A associação, patrocinada pela empresa TetraPak, é apoiada pelo Consimares, consórcio do qual Hortolândia faz parte. Para conferir a apuração, basta clicar neste link.

Segundo os organizadores, a campanha de coleta seletiva arrecadou ao todo, entre os seis municípios participantes (Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Santa Bárbara dʼOeste), mais de 520 mil embalagens longa vida, que foram destinadas corretamente, sendo 20.805 delas oriundas de Hortolândia. O esforço coletivo gerou 104.166 cupons, 4.161 de Hortolândia, e “economizou cerca de 26,5 toneladas de CO₂, impacto ambiental equivalente ao plantio de 3.170 árvores em um ano”, afirmam, no post com o anúncio do resultado.

Coleta continua

Mesmo com o fim das campanhas de troca e de sorteio, a coleta de caixinhas continua. Ela é fundamental para ampliar a consciência ambiental e para gerar renda aos participantes da Cooperativa “Águia de Ouro”, parceira da Prefeitura.

“O mais importante da campanha é o engajamento do servidor em fazer o processo de reciclagem e cooperar para que esse material chegue até a cooperativa e se torne renda para os cooperados. O Espaço Sustentável continuará para que os servidores possam descartar de forma correta as tampinhas e os lacres que serão destinados ao Fundo Social na campanha de troca por cadeiras de roda. As garrafas PETs serão recicladas na confecção dos enfeites do Natal Sustentável, além de outras oficinas promovidas pela equipe do Departamento de Educação Ambiental. Por meio da logística reversa, damos um passo importante rumo a um planeta mais limpo e sustentável. O essencial é promover a conscientização, a mudança de atitude, cuidando do meio ambiente e fazendo nossa parte no processo de reciclagem”, explica a diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos, Elaine Sousa.

Ponto de coleta

A proposta da Administração Municipal ao criar o “Espaço Sustentável” foi incentivar o servidor às boas práticas ambientais, contribuindo para a formação de novos hábitos e o descarte correto de materiais. O “Espaço Sustentável” recebe diversos tipos de resíduos sólidos secos, como tampinhas plásticas, lacres de latas, caixinhas cartonadas, pilhas, eletroeletrônicos, baterias e garrafas plásticas do tipo PET. 

Parte deste resíduos, como garrafas PET, eletrônicos e embalagens cartonadas, são direcionados à Cooperativa “Águia de Ouro”. Já as tampinhas plásticas e os lacres metálicos são enviados ao FunSol (Fundo Social de Solidariedade) de Hortolândia, para reforçar as campanhas que beneficiam pessoas em vulnerabilidade, por meio da troca por cadeiras de rodas, conforme esclarece a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos.

O Novo Paço conta também com lixeiras coletoras de cor marrom para o descarte do “lixo molhado” (resíduos orgânicos) e de cor verde, para o “lixo seco” (recicláveis e reaproveitáveis), em vários ambientes do prédio, como as copas e o refeitório. Além disso, em frente à entrada principal do “Palácio dos Migrantes”, existe um contêiner verde, um LEV (Local de Entrega Voluntária), para coleta de materiais recicláveis como  papel, papelão e vidro. O Paço está localizado na Rua Professora Celina Franceschini Bueno, 100, no Jardim Metropolitan, na região do Jd. Novo Ângulo.