Paço de Hortolândia terá “Espaço Sustentável” para descarte correto de resíduos sólidos

Evento de abertura do novo ponto de coleta será na próxima terça-feira (15/04), às 8h30

A Prefeitura de Hortolândia terá um cantinho específico para que os servidores façam o descarte correto de resíduos sólidos. É o “Espaço Sustentável”, que será criado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, no térreo do Paço Municipal, localizado no Jd. Novo Ângulo. O Espaço Sustentável fica entre o refeitório e o estacionamento interno. O Espaço será implantado em evento oficial, na próxima terça-feira (15/04), às 8h30.

O “Espaço Sustentável” estará equipado para coletar materiais reaproveitáveis e recicláveis. Segundo o Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos, haverá recipientes para coletar tampinhas plásticas, lacres de latas, eletroeletrônicos, pilhas, baterias, caixinhas longa vida e garrafas plásticas do tipo PET. 

Atualmente, o servidor que deseja colaborar com um mundo melhor, praticando o descarte correto de resíduos no ambiente de trabalho, conta com lixeiras coletoras tanto do chamado “lixo molhado” (resíduos orgânicos), de cor marrom, quanto do “lixo seco” (recicláveis e reaproveitáveis), de cor verde, em vários ambientes do prédio, como as copas e o refeitório. Além disso, em frente à entrada principal do “Palácio dos Migrantes”, existe um contêiner verde, um LEV (Local de Entrega Voluntária), para coleta de materiais recicláveis como  papel, papelão e vidro.

Na manhã desta quinta-feira (10/04), o personagem “Capitão Natureza” e membros da equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos percorreram o prédio, convidando os servidores a conhecer o “Espaço Sustentável” e a participar do movimento de coleta seletiva na Prefeitura. O simpático palhaço é uma ferramenta criada pelo diretor de Educação Ricardo Zanoni para apresentar ao público a importância das causas ambientais. 

“Quando falamos em sustentabilidade, o exemplo precisa começar na ‘Nossa Casa’. Por isso, estamos implantando o Espaço Sustentável aqui no Paço Municipal, com objetivo de sensibilizar e incentivar os servidores municipais a práticas ambientais importantes não só para nós, mas para as futuras gerações”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, Eliane Nascimento.