“Segurança hídrica é nossa meta global: juntos pelos ODS” é tema proposto aos participantes, em 2025
Hortolândia recebeu, na manhã desta quinta-feira (07/08), a visita de dois representantes do Consórcio PCJ (Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), entidade à qual o município é associado. Na ocasião, o gerente de sensibilização e comunicação, Murilo Ferreira Sant’ Ana, e o estagiário de comunicação, Ruan Pablo Vanin Alburguetti, apresentaram às secretárias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, Eliane Nascimento (titular) e Sunne Santos (adjunta), as diretrizes do Prêmio “Ação pela Água”, que, nesta 9º edição, tem como tema “Segurança hídrica é nossa meta global: juntos pelos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável)”.
Segundo panfleto informativo do Consórcio PCJ, as inscrições para concorrer à premiação, em uma das oito categorias, estão abertas desde 21 de março, estendendo-se até o dia 29 deste mês. Os finalistas de 2925 serão divulgados em 13 de outubro. O prêmio é realizado desde o ano 2000.

Anualmente, a Prefeitura participa do debate em torno da água, envolvendo não somente servidores municipais, mas as crianças e os demais estudantes da rede municipal de ensino, conforme explica a professora Maybe Letícia Lordano, que também participou do encontro. Ela é a profissional de referência e responsável pelos projetos de educação ambiental no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”.
“A participação das escolas municipais no Prêmio ‘Ação pela Água’ representa uma valiosa oportunidade de reforçar o compromisso e o trabalho da rede municipal de ensino com a educação ambiental, promovendo a conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos entre as crianças e os demais estudantes, professores (as), educadores (as) e toda a comunidade escolar. Essa iniciativa está diretamente alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incentivando práticas sustentáveis e ações transformadoras. Além disso, valoriza e potencializa os projetos já desenvolvidos nas escolas, fortalecendo a articulação entre teoria e prática e estimulando o protagonismo das crianças e dos demais estudantes na construção de um futuro mais justo, equilibrado e ambientalmente responsável. Ao valorizar práticas pedagógicas de educação ambiental já desenvolvidas e incentivar novas ações, o prêmio contribui significativamente para a consolidação de uma educação voltada para a transformação social e ambiental”, afirma Maybe.
De acordo com Sunne Santos, além da “Categoria E” (Instituições de Educação Básica localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ), Hortolândia pretende participar da premiação na “Categoria A”, voltada a municípios associados ao Consórcio PCJ.
“É uma iniciativa que inspira mudanças positivas e promove a conscientização sobre a importância da água para a vida e o planeta. Juntos, podemos fazer a diferença e garantir um futuro mais sustentável para as gerações futuras”, afirmou Sunne.
Durante a permanência no Palácio dos Migrantes, além de falarem sobre o Prêmio, os visitantes conheceram a micro floresta urbana, plantada em frente à Prefeitura.

Sobre os ODS
Instituídos em 2015 pela Organização das Nações Unidas, os ODS abrangem metas universais a serem alcançadas até 2030 e visam à implantação do desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ecológica, social e econômica.
Este é o documento mais relevante, após a Agenda 21, que foi lançado na ECO92 (realizada em 1992 na cidade do Rio de Janeiro). Em sua formulação, combina metas e indicadores para medir e inspirar novas políticas públicas. Assim, empresas, governo, sociedade civil e toda a população podem criar ações individuais e conjuntas.
Conheça quais são os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável):
Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) constituem uma agenda proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas), que deve ser implementada por todos os países do mundo até 2030. Esta agenda foi apresentada e debatida em setembro de 2015, por mais de 150 líderes mundiais.
Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.