Escolas municipais de Hortolândia recebem Projeto “VivÁrvore: cidade inteligente e sustentável”

Projeto que aborda eficiência energética acontece em 13 escolas próprias da rede municipal de ensino

A Prefeitura realizou, na manhã desta segunda-feira (25/08), mais uma etapa do Projeto “VivÁrvore: cidade inteligente e sustentável”, desta vez com o lançamento da temática “eficiência energética”. A ação aconteceu na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Helena Futava Takahashi, no Jd. Campos Verdes, e contou com a presença do secretário adjunto de Educação, Ciência e Tecnologia, Renato Muccillo, que participou da abertura oficial das atividades junto à comunidade escolar.

O projeto tem como objetivo despertar, entre os estudantes da rede municipal de Hortolândia, a importância da arborização urbana, da sustentabilidade e da eficiência energética. Por meio de atividades lúdicas, interativas e pedagógicas, as crianças e demais estudantes aprendem conteúdos sobre mudanças climáticas, energias renováveis e práticas sustentáveis que contribuem para a qualidade de vida e o futuro do planeta.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o “VivÁrvore” está presente em 13 escolas da rede municipal já contempladas com painéis solares fotovoltaicos.

Confira as unidade participantes:

  1. EMEF  Villagio Ghiraldelli, 
  2. EMEF Dayla Cristina de Amorim, 
  3. EMEF Boa Esperança – José Roque de Moura, 
  4. EMEF Jd. Nova Europa, 
  5. EMEF Profª Sônia M. Denadai de Oliveira, 
  6. EMEF Caio Fernando Gomes Pereira, 
  7. EMEF Tarsila do Amaral, CIER, 
  8. EMEF Nicolas Thiago dos S. Lofrani, 
  9. EMEF Zacharias Pereira Júnior,
  10. CIER “Romildo Pardini”,
  11. EMEI Jd. Santa Clara do Lago e 
  12. EMEI José Natalino Fonseca.                                                                                               

O projeto é desenvolvido pela equipe de  Educação Ambiental do OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola). Os estudantes participam de cinco momentos, durante a ação: sensibilização com música, contação de histórias com a personagem “Angelina”, demonstração prática do protótipo de energia solar, quiz interativo e, para encerrar, a visita do mascote “Solito”, que animou a criançada.

Ao todo, mais de 5,2 mil estudantes do 1º ao 5º ano são diretamente beneficiados pelos painéis solares instalados pela Prefeitura, além de professores, gestores e familiares, ampliando a conscientização ambiental para toda a comunidade escolar.

“Este projeto tem uma grande relevância para nosso município, ao investir em soluções ambientais e, especialmente, em eficiência energética. Oferecemos aos nossos estudantes um exemplo prático de sustentabilidade e inovação”, destacou o secretário adjunto da Pasta, Renato Muccillo.

Para a diretora da unidade escolar, Alexandra H. Takahachi, a ação é um ganho para a escola . “Este projeto valida todo trabalho realizado em relação ao meio ambiente. Percebemos a preocupação da nossa secretaria municipal, realizando várias ações como esta ação de hoje com nossos estudantes. Nós nos sentimos privilegiados em dar início a mais este trabalho”, disse a gestora. 

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a ação faz parte do cronograma de visitas do Observatório Ambiental Parque Escola às unidades escolares da rede municipal, em alinhamento com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O projeto é considerado um marco para Hortolândia, que avança cada vez mais no caminho de se tornar uma cidade inteligente e sustentável.