“Conhecer e preservar os recursos naturais” é tema de palestra para alunos municipais de Hortolândia

Ação de educação ambiental, nesta quinta e sexta-feira (04 e 05/09), beneficiou cerca de 210 estudantes em duas Emefs

Mais de 200 estudantes do 4º ano da rede municipal de Hortolândia aprenderam, nesta semana, um pouco mais sobre a questão ambiental, com foco na sustentabilidade. A questão da eficiência energética para a preservação dos recursos naturais foi tema de duas palestras, ministradas por agentes do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Na quinta-feira (04/09), a equipe esteve na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Lílian C. Martins de Araújo, no Jd. Estefânia, onde falou para aproximadamente 110 crianças. Já nesta sexta-feira (05/09), a ação aconteceu na Emef Dayla Cristina Souza de Amorim, no Jd. Santiago, mobilizando  outras 100 crianças, na mesma faixa etária.

O tema da eficiência energética, do uso equilibrado e econômico dos recursos naturais, para obter mais, utilizando menos, foi abordado pelo diretor Ricardo Zanoni e está alinhado aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), em especial ao Objetivo 3 (Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades) e ao 7 (Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos). 

Durante a palestra, Zanoni abordou o contexto histórico dos avanços obtidos na cidade, no que se refere à eficiência energética, e apresentou dicas de responsabilidade ambiental sobre como utilizar a energia, reduzir o desperdício e defender e preservar recursos naturais, como a água e a árvore, dentre outros.

Atualmente, a Prefeitura realiza um projeto de eficiência energética, por meio do qual são implantadas usinas solares fotovoltaicas em diversos espaços públicos. As 21 usinas instaladas abastecem cerca de 100 prédios públicos, gerando uma economia superior a R$4 milhões por ano aos cofres municipais, além de contribuírem para a sustentabilidade ambiental. 

Além disso, com a modernização do sistema de iluminação pública, pela substituição de 100% das lâmpadas por tecnologia LED, Hortolândia agora oferece mais segurança, economia e valorização dos espaços urbanos a seus moradores. Outro marco relevante foi a construção do novo Paço Municipal, erguido em tempo recorde, que reúne em um só lugar todas as secretarias e serviços da Prefeitura, o que amplia a eficiência do atendimento à população e otimiza o trabalho dos servidores. 

Saiba mais sobre os ODSs

Os ODSs são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável instituídos em 2015 pela ONU. Eles apresentam à humanidade metas universais a serem alcançadas até 2030, que visam à implantação do desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ecológica, social e econômica. 

Trata-se do documento mais relevante, após a Agenda 21, lançado na ECO 92, realizada na cidade do Rio de Janeiro. Ele combina metas e indicadores para medir e inspirar novas políticas públicas. Deste modo, empresas, governo, sociedade civil e toda a população podem criar ações individuais e conjuntas.