Cidade ganhará 2ª Micro Floresta no próximo domingo (21/09)
Hortolândia ganhará a 2ª Micro Floresta Urbana, no próximo domingo (21/09), data em que se comemora o “Dia da Árvore” e que antecede o início da Primavera nos países do Hemisfério Sul. Serão plantadas 700 mudas de árvores nativas do Brasil, na rotatória próxima ao OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), no Jd. Santa Clara do Lago.
O evento, organizado pela Prefeitura, começará às 9h30 e é aberto ao público em geral. A 1ª Micro Floresta, implantada em junho deste ano, fica em frente ao Paço Municipal, no Jd. Metropolitan.
No sábado (20/09), às 9h, o campus do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), na Vila Real, ganhará 167 mudas de árvores. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, será plantado um pomar, com 17 árvores frutíferas, na área interna; já na área externa, serão plantadas 150 mudas de espécies nativas. O evento é fechado a estudantes, pais e responsáveis.
Nesta terça-feira (16/09), equipes do Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos” distribuíram 70 sacos de adubo orgânico, cada um com cerca de 1,5 kg, aos visitantes do Shopping Hortolândia. A distribuição gratuita do fertilizante também fez parte da programação elaborada para o “Dia da Àrvore”.

Confira abaixo:
- Plantio de pomar (área interna) e de árvores nativas (área externa)
20/09 (sábado), às 9h, no campus do IFSP (Instituto Federal), na Vila Real
- Plantio da 2ª Micro Floresta em Hortolândia
21/09 (domingo), às 9h30, na rotatória próxima ao OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), no Jd. Santa Clara do Lago
Ampliação da cobertura vegetal
Hortolândia tem avançado, ano a ano, nas ações de arborização urbana, ultrapassando as 80 mil mudas plantadas, nos últimos quatro anos, e mais de 180 mil mudas de árvores, de 2017 para cá, segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos. A meta atual é plantar mais 8 mil mudas até o final de 2025.
Confira a quantidade de árvores plantadas em Hortolândia:
- 100 mil mudas – de 2017 a 2020;
- 36.823 mudas – de 2021 a 2022;
- 29.446 mudas – em 2023;
- 14.341 mudas – em 2024.
- Total: 180.610 mudas
Em razão das políticas públicas realizadas para preservar e ampliar a cobertura vegetal, envolvendo a comunidade e celebrando datas importantes, a cidade já recebeu, por três vezes o título de “Cidade Árvore do Mundo”, concedido pelo pela Fundação “Arbor Day” (Fundação “Dia da Árvore”) e pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).
“Hortolândia é uma cidade jovem, em pleno desenvolvimento ambiental e com grande desafio em manter os plantios realizados nos últimos anos. Porém, já se destaca, inclusive internacionalmente, por possuir estrutura ambiental de grande potencial, em comparação a muitas cidades do Brasil. O plantio de árvores é um um ato de responsabilidade com o futuro. As árvores têm papel fundamental e crucial contra os gases de efeito estufa, contribuindo significativamente para a qualidade do ar. Por isso, no próximo dia 21 de setembro, Dia da Árvore, vamos demonstrar nosso compromisso com a qualidade ambiental da nossa cidade, através do plantio de novas árvores”, afirma a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento.