Operação Tapa-Buraco da Prefeitura é intensificada no Jardim Nossa Senhora de Fátima

Ações pontuais e preventivas acontecem em vias de diferentes regiões de Hortolândia

A Operação Tapa-Buraco da Prefeitura de Hortolândia é intensificada nesta época do ano com ações pontuais e preventivas com o objetivo de suprir a demanda da população já que o solo encharcado e as infiltrações, causam o surgimento de buracos nas vias. Durante a semana, o serviço foi concluído em ruas residenciais no Jardim Sumarezinho e Jardim Carmen Cristina. No Jardim Nossa Senhora de Fátima, a ação foi em vias de acesso à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). No Jardim Novo Ângulo, o serviço foi realizado em vias de acesso ao Corredor Metropolitano e em um trecho da avenida da Emancipação para o acesso à região central.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, o caminhão térmico (miniusina) tem capacidade de 12 toneladas, equipado com martelete, prancha vibratória e bico compressor de alta pressão para fazer a limpeza dos buracos. O dispositivo contribui para a realização do serviço de maneira ágil, com nova técnica e melhor desempenho. A massa asfáltica para a operação já sai com a temperatura certa e controlada no próprio maquinário. O serviço acontece sem a necessidade de grandes equipes que podem realizar outras ações manuais de zeladoria durante as etapas. As equipes percorrem de quatro a cinco bairros por dia.

A Prefeitura de Hortolândia conta com uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para monitorar, fiscalizar e apontar problemas que interferem na vida da população, a fim de resolvê-los com agilidade e qualidade. Câmeras acopladas a um veículo que roda por todas as regiões coletam informações que são enviadas em tempo real, via internet, a um servidor em nuvem para que agentes da Administração Municipal tenham acesso. A quantidade de buracos é mapeada e, por meio dessa tecnologia, as operações para consertar este tipo de dano acontecem com mais precisão. 

“Cidade Inteligente”

O programa “Cidade Inteligente”, além de detectar buracos, é capaz de apontar mato nas calçadas, lixo descartado irregularmente, entulho, animais soltos nas vias, tampas de bueiro fora de lugar, sinalização viária apagada, dentre outros. A tecnologia consegue, em apenas quatro minutos, dar o diagnóstico de toda uma rua com fotos e indicadores de qualidade, enviando os dados para um servidor em nuvem, que alimenta um painel de controle operado pelas equipes da Prefeitura.