Área verde próxima do IFSP recebe ação preventiva antienchente da Prefeitura

Diversos espaços públicos recebem mutirão de manutenção, limpeza, poda do mato e zeladoria geral

O trabalho para a prevenção de alagamentos realizado pela Prefeitura de Hortolândia segue intensificado com ações que mobilizam maquinário e servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana. Nesta semana, com apoio da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a limpeza aconteceu no córrego e na área verde localizados sob a ponte da avenida Thereza Ana Cecon Breda, próximo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e da divisa com Sumaré. O serviço com maquinário é preventivo e contribui para a fluidez do curso da água e manutenção da limpeza geral.

Outras áreas verdes recebem, durante a semana, a poda do mato e a limpeza. Além de toda a extensão do Parque Socioambiental Lago da Fé, também foram contemplados espaços no Parque do Horto, Jardim São Bento, Vila São Pedro e Jardim Santa Clara do Lago. Conserto de afundamentos de solo e reforma de bueiros estão em andamento nos jardins Minda, Boa Esperança e São Jorge. Já a praça A Poderosa, no Jardim Rosolém, recebe limpeza geral, poda do mato e embelezamento como o reforço da pintura. O tradicional espaço de eventos de Hortolândia recebe no domingo (01/12), a ReVirada Regional, evento em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

A temporada das chuvas mais volumosas está começando e, com ela, há a necessidade de contribuir, ainda mais, nas ações de limpeza urbana. Para manter as ruas livres de materiais que possam obstruir o sistema de drenagem, ocasionando alagamentos, a  população deve fazer o descarte correto de materiais inservíveis em um dos 13 PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária) da cidade. 

O que são os PEV’s?

Os PEVs são unidades equipadas com caçambas para os moradores realizarem o descarte correto e separado por tipo de material: material reciclável doméstico (como, por exemplo, garrafas PET e plástico), material reciclável ferroso (latas de bebidas, alimentos e de tinta, entre outros), material reciclável de construção civil e material reciclável de madeira e volumosos, estes últimos são itens como sofás, colchões e móveis. Nos PEVs, a população também pode descartar eletroeletrônicos e vidro. Não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde.

Lista de PEVS:

PEV 1. Auxiliadora: Rua Antônio João de Amorim, esquina com a rua Sebastiana Oliveira da Silva

PEV 2. Adelaide: Rua Paulo Roberto Soares (antiga rua 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

PEV 4. Jardim Interlagos: Rua Rio Tapajós (antiga rua 5)

PEV 5. Vila Real: Rua Orlando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes

PEV 6. Amanda: Rua Augusto dos Anjos

PEV 7. Orestes Ôngaro: Rua Rio Pardo (antiga rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes

PEV 8. Santiago: Rua João Joaquim Calixto, 230

PEV 9. Fátima: Rua Manoel Antônio da Silva, 610

PEV 10. Santa Emília: Rua Luísa Febrônio Marini

PEV 11. Santa Esmeralda: Rua Ágata

PEV 12. Nova Alvorada: Rua Alcebíades Marques, 15, (antiga rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé

PEV 13. São Sebastião: R. Professsor Lúcio Alves da Costa (praça 2), no Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (Associação dos Moradores do Jardim São Sebastião)