Vacinar-se contra gripe é ato de cidadania que traz benefício coletivo

Prefeitura de Hortolândia reforça à população importância de imunizar-se contra doença; cada pessoa vacinada diminui a circulação do vírus na cidade

Ao vacinar-se contra a gripe, você não protege somente a si. Mas também outras pessoas de seu convívio. Por isso, a Prefeitura de Hortolândia reforça para a população a importância de imunizar-se contra a doença. A campanha de vacinação contra a gripe segue diariamente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Infelizmente, a cobertura vacinal continua baixa, em especial nos três grupos prioritários: crianças de seis meses a menos de seis anos, gestantes e idosos acima de 60 anos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o público idoso é o que está com maior cobertura vacinal, 52%. A de crianças está em 40%. A cobertura de gestantes é a menor, com apenas 7%.

A enfermeira do Programa de Imunização municipal, Ana Paula Fernandes, reforça o alerta para a população se proteger contra a gripe.

“Receber a vacina é um ato individual que traz benefício coletivo. É importante que a população se conscientize sobre isso. Não adianta apenas um público estar vacinado. Quanto mais gente estiver imunizada, diminui a circulação do vírus. É no inverno que ocorre a maior circulação do vírus. É por isso que sempre buscamos ter cobertura vacinal acima de 90%”, salienta a enfermeira.

Outro fator apontado pela enfermeira para que as pessoas se vacinem contra a gripe é que, este ano, o inverno está com temperaturas mais baixas. Assim, a tendência é das pessoas se concentrarem em locais fechados. O que favorece a circulação do vírus, principalmente em pessoas não vacinadas.

CONDIÇÃO SEVERA

Quem não está vacinado contra a gripe também corre o risco de ser acometido pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A enfermeira Ana Paula Fernandes explica que a gripe pode levar a SRAG, que é uma condição respiratória severa. Dependendo do caso, o paciente com SRAG precisa ser internado em hospital. A SRAG pode ainda levar a óbito.

VACINAÇÃO

A Prefeitura de Hortolândia reforça ainda que desde maio a vacinação contra a gripe foi ampliada para toda a população.

A vacinação é feita das 7h30 às 15h30, nas UBSs. Ainda durante a semana, as salas de vacinação de cinco unidades funcionam em horário ampliado para possibilitar que a população possa se imunizar.

As cincos UBSs cujas salas de vacinação ficam abertas em horário ampliado durante a semana são:

– UBS Amanda II: até às 17h30

– UBS Dom Bruno Gamberini: até às 17h30

– UBS Rosolém: até às 17h30– UBS Santa Clara: até às 17h30

– UBS Figueiras: até às 18h30