Serviço de telemedicina de Hortolândia atende mais de 10 mil pessoas

Este é o balanço de atendimentos de saúde à população realizados pela Prefeitura desde a implantação do serviço, em 2022

Hortolândia já está na vanguarda ao usar a tecnologia digital na saúde pública. A Prefeitura oferece telemedicina para população. Desde a implantação desse serviço, o município já atendeu mais de 10.000 pacientes.

A telemedicina traz benefícios à população, que recebe atendimento com mais rapidez, evitando custos de deslocamento. O serviço ainda propicia economia de tempo para os usuários.

Para o município, o serviço também traz economia de recursos materiais e financeiros, e otimiza o trabalho de profissionais médicos. A telemedicina ainda ajuda a desafogar o atendimento presencial na rede municipal de saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a telemedicina é um serviço on-line de atendimento e consultas para usuários da rede municipal. Para isso, o paciente precisa ter acesso à celular, notebook ou computador com acesso à internet, câmera e áudio (microfone, alto-falante ou fones de ouvido).

O serviço de telemedicina é realizado mediante agendamento pelo paciente em UBS (Unidade Básica de Saúde). A Secretaria de Saúde entra em contato com o paciente e lhe fornece o link por meio do qual será atendido. O serviço utiliza um sistema próprio, fornecido por uma empresa contratada pelo município. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o serviço foi implantado em 2022, inicialmente, em caráter experimental.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira. Atualmente, a equipe é formada por especialistas de psicologia (dois profissionais, sendo que um deles atende aos sábados), nutrição (um profissional) e clínica geral (um profissional). A Prefeitura planeja ampliar a oferta de especialidades com um profissional de fisioterapia e expandir o serviço.