SAMU de Hortolândia representa SP em congresso nacional de enfermagem

Órgão da Prefeitura teve participação de destaque no 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), maior encontro científico da área na América Latina, que acontece em Salvador (BA), durante esta semana

Hortolândia é destaque na enfermagem em âmbito nacional. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do município, órgão da Prefeitura, representou a cidade e o estado de São Paulo no 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que acontece durante esta semana em Salvador (BA). O evento é o maior encontro científico da área na América Latina e um dos maiores eventos de enfermagem no mundo.

De acordo com publicação divulgada no Diário Oficial do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), o SAMU de Hortolândia foi designado representante do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (COREN-SP) no evento. De acordo com a Secretaria de Saúde, a designação foi feita em razão do trabalho de relevância que o órgão municipal tem realizado.

O congresso está com extensa programação de atividades, que incluem mesas-redondas, palestras, lançamentos de livros, apresentação de trabalhos e experiências exitosas. A programação tem ainda encontros de gestão dos Conselhos de Enfermagem e eventos simultâneos.

O SAMU de Hortolândia integra algumas mesas-redondas sobre Urgência e Emergência. Além disso, o orgão também participou de um curso teórico e prático sobre formação e atuação de enfermeiros em ações militares táticas, guerras e tragédias climáticas e explosivas. A atividade foi ministrada pelo exército espanhol.

“A enfermagem é a maior categoria da saúde no Brasil e no mundo, e também uma das maiores categorias organizadas do mundo. O 27º CBCENF está sendo o maior evento de enfermagem da América Latina e do Caribe. Participar do evento foi uma oportunidade imensa de valorizar a tão importante profissão. Representar a enfermagem de Hortolândia e do estado foi uma honra imensa e um marco para o SAMU de Hortolândia”, destacou o coordenador do SAMU de Hortolândia e diretor da Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Renato Lopes Machado.