Unidade hospitalar da Prefeitura promove palestras sobre o tema para gestantes e puérperas internadas durante esta semana; ação integra campanha AGosto Dourado do município
Gestantes e puérperas são os públicos-alvos da campanha Agosto Dourado. É justamente para elas que a Prefeitura de Hortolândia promove palestras sobre aleitamento materno, durante esta semana. As atividades acontecem para mulheres internadas no Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas (confira abaixo a programação).
De acordo com a Linha Materno-Infantil do hospital, as palestras serão feitas por meio de visitas aos quartos das gestantes e puérperas. O objetivo é dar-lhes orientações sobre a importância do aleitamento materno. Outro tema que será abordado é o fortalecimento da rede de apoio às gestantes e puérperas. As palestras serão ministradas pelas equipes de enfermagem e multidisciplinar da Linha Materno-Infantil.
Confira abaixo a programação das palestras:
– Segunda-feira (04/08):
Horário: 15h às 16h
Tema: A importância da pega e do posicionamento na amamentação
– Terça-feira (05/08):
Horário: 10h às 11h
Tema: A influência da alimentação na amamentação
– Quarta-feira (06/08):
Horário: 10h às 11h ou das 15h às 16h
Tema: Benefícios do aleitamento materno e a importância da redede apoio
– Quinta-feira (07/08):
Horário: 15h às 16h
Tema: Amamentação na prática e orientações sobre a rede de apoio durante o período de amamentação
AGOSTO DOURADO NAS UBSs
Também nesta segunda-feira (04/08), a Prefeitura de Hortolândia iniciou a programação de atividades da campanha Agosto Dourado-nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher).
Este ano, o tema da campanha é “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis”. Para chamar a atenção do público, as unidades de saúde receberam decoração especial referente à campanha.
A campanha do município está alinhada com o tema proposto pela iniciativa Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, em inglês), que é uma rede de pessoas e organizações do mundo em prol da amamentação. O tema também foi adotado pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
Além de enfatizar a importância do aleitamento materno, a campanha também destaca este ano a importância da rede de apoio à gestante. A rede abrange equipes, profissionais médicos que atuam nas unidades municipais de saúde, família, parentes e amigos de convívio da gestante.