Hortolândia promove mutirão de histeroscopia para mulheres

Prefeitura atendeu 24 mulheres que estavam na fila do sistema estadual CROSS; ação aconteceu no Hospital Mario Covas, no sábado (16/08)

Hortolândia segue com ações para agilizar o atendimento de saúde para a população. A Prefeitura promoveu mais um mutirão de histeroscopia, neste sábado (16/08). A ação atendeu 24 mulheres no Hospital Municipal Mario Covas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o mutirão foi para rastrear pacientes que já estão há algum tempo na fila do sistema estadual CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), e a partir daí fazer a triagem de casos em situações mais urgentes, críticas e graves. Em caso de necessidade, durante o mutirão foram feitos procedimentos cirúrgicos.

Histeroscopia é um exame feito no interior do útero da mulher para fazer o diagnóstico de Câncer de Endométrio. Por sua vez, o endométrio é o tecido que reveste a cavidade uterina. A doença pode acometer mulheres na pós-menopausa, a partir dos 50 anos. Por meio do exame, é feita a coleta de amostra do tecido para análise laboratorial.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, desde que mutirões de histeroscopia começaram a ser realizados, em dezembro de 2023, foram atendidas 400 mulheres. A proposta é realizar a ação periodicamente. Neste ano, a Secretaria de Saúde já realizou oito mutirões do exame.