Prefeitura publicou este mês editais de licitação para as obras das unidades de saúde no Jd. Amanda e no Jd. Terras de Santa Maria
Hortolândia ganhará, em breve, um reforço importante na saúde pública. A Prefeitura publicou os editais de licitação para a construção de duas novas UBSs (Unidades Básicas de Saúde): uma no Jardim Amanda e uma no Jardim Terras de Santa Maria. Os editais foram divulgados no Diário Oficial Eletrônico do município, na edição do dia 17 deste mês, que pode ser acessado no portal da Prefeitura por meio deste LINK.
A construção das duas novas UBSs será executada com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.
As novas UBSs são do chamado Porte V, tipo de unidade com maior estrutura e tamanho. De acordo com informações constantes no site do Ministério da Saúde, uma UBS Porte V “é destinada e apta a abrigar, no mínimo, cinco equipes de Saúde da Família”.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a previsão é que as obras das duas UBSs sejam iniciadas ainda este ano.
Também por meio do programa federal, Hortolândia conquistou recursos para a construção de uma terceira UBS.
ENTREGAS
Este ano, a Prefeitura de Hortolândia já realizou duas entregas importantes na saúde: a reforma da UBS Santa Clara e a nova central do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).Já para facilitar o acesso da população a diferentes serviços de saúde, a Prefeitura iniciou o projeto Vila da Saúde. A vila irá centralizar vários serviços dentro de um mesmo perímetro.
O projeto já concluiu as obras de reforma, modernização e ampliação do Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas e da central do SAMU, e a implantação do Jardim Terapêutico Querubim, localizado no Espaço Viva Mais. A Vila da Saúde ainda prevê as obras de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), de um CER (Centro Especializado de Reabilitação Física) e de um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).