Prefeitura reforça importância de se prevenir contra a doença para evitar quadros mais graves; vacinação continua nas UBSs durante a semana
É importante se proteger contra a gripe para aguentar o inverno com saúde. Foi isso que mais de 200 pessoas fizeram no Dia D de vacinação, promovido pela Prefeitura de Hortolândia. Esse é o resultado da ação feita na UBS (Unidade Básica de Saúde Santa Clara), no sábado (12/07).
O balanço foi considerado positivo, de acordo com a enfermeira do Programa de Imunização municipal, Ana Paula Fernandes. No total, foram aplicadas 358 doses de várias vacinas, das quais 212 somente do imunizante contra a gripe.
“Ainda devemos buscar pelos grupos prioritários, principalmente crianças, gestantes e idosos. Pois nossos números de cobertura vacinal estão longe da meta recomendada, que é 90%. Estaremos ofertando a vacina diariamente nas UBSs, e ainda no horário ampliado em cinco UBSs, para podermos buscar pela população ainda não vacinada”, salienta a enfermeira. Hortolândia já havia realizado outro Dia D de vacinação em maio, quando foram vacinadas mais de 2.600 pessoas.
Já a procura pelas vacinas do Calendário Nacional de Imunização ficou abaixo do esperado. Um exemplo é a vacina ACWY contra a Meningite, da qual foram aplicadas somente cinco doses.
A Prefeitura de Hortolândia reforça que, desde o dia 1º deste mês, conforme determinação do Ministério da Saúde, a vacina ACWY passou a ser aplicada em crianças de 12 meses a menos de cinco anos de idade.
ESTADO GRAVE
A enfermeira Ana Paula Fernandes alerta sobre a importância de se receber a vacina para prevenir a gripe, que é uma doença que deve ser levada a sério.
Se a pessoa não estiver vacinada e contrair gripe, o quadro pode evoluir para um estado mais crítico, como pneumonia e síndrome respiratória aguda grave. Dependendo do caso, pode ser necessário internação, especialmente crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.
Vale relembrar que a vacinação contra a gripe é feita nas UBSs, das 7h30 às 15h30, durante a semana. Desde o dia 20/05, Hortolândia ampliou a imunização contra doença para a população em geral.
Ainda durante a semana, as salas de vacinação de cinco UBSs funcionam em horário ampliado para possibilitar que os moradores possam se imunizar. As cincos UBSs cujas salas de vacinação ficam abertas em horário ampliado são:
– UBS Amanda II: até às 17h30
– UBS Dom Bruno Gamberini: até às 17h30
– UBS Rosolém: até às 17h30– UBS Santa Clara: até às 17h30
– UBS Figueiras: até às 18h30