Atividade foi ministrada pelo próprio órgão da Prefeitura, nesta segunda-feira (04/11); agentes retomam ação casa a casa de eliminação do Aedes aegypti e de criadouros, nesta terça-feira (05/11)
A Prefeitura de Hortolândia prossegue com ações importantes de combate ao Aedes aegypti e de enfrentamento a Dengue e demais arboviroses. A UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, ministrou um treinamento para suas equipes, nesta segunda-feira (04/11).
Durante a atividade, o órgão também atualizou os agentes sobre os dados da situação da Dengue, Zika e Chikungunya e a infestação do mosquito na cidade, e traçou um comparativo em relação ao cenário das arboviroses no estado e no Brasil. Também foram apresentados os resultados da ADL (Análise de Densidade Larvária), feita pelo órgão no mês passado.
“Pelo menos uma vez ao ano, realizamos essa atividade com nossas equipes. O objetivo é fazer uma revisão geral sobre arboviroses e o Aedes aegypti. Reforçamos a necessidade de fazer as ações, como o casa a casa. Explicamos o que é a ADL. Destacamos as regiões apontadas pela ADL onde a infestação do inseto está alta e que receberão uma atenção especial da nossa parte”, explica o veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso.
CASA A CASA
Concluído o treinamento, a UVZ retoma a ação casa a casa, nesta terça-feira (05/11). As equipes vão percorrer as regiões do Jardim Sumarezinho, Jardim Amanda e Jardim Nova Hortolândia. A ação é realizada semanalmente em diferentes regiões da cidade onde foram registrados casos positivos de Dengue.
A ação consiste em visitas casa a casa feitas pela UVZ para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas nos imóveis visitados, as equipes recolhem algumas delas para identificação em laboratório. De acordo com o órgão, 80% dos focos de criadouros estão nas casas das pessoas.
Nas visitas, os agentes também dão orientações aos moradores sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti. Eles ainda inquirem se algum ocupante da casa está com algum sintoma de Dengue, Zika ou Chikungunya. Em caso positivo, a orientação é para que a pessoa procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde mora ou de referência.
A Prefeitura reforça a solicitação para que os moradores permitam a entrada em suas casas dos agentes da UVZ. Eles estão identificados com crachá e uniforme. Para saber em quais ruas e regiões será feita a ação, a população pode entrar em contato com o órgão pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.
De acordo com os dados da UVZ, Hortolândia registra neste ano 14.843 casos notificados de Dengue, dos quais 4.303 casos positivos e sete óbitos. Já de Chikungunya são 23 casos notificados, sendo dois positivos e nenhum óbito. O município não tem nenhum caso notificado de Zika este ano.
VACINAÇÃO
Em paralelo ao treinamento da UVZ e à ação semanal casa a casa, a Prefeitura de Hortolândia segue com a vacinação contra a Dengue.
Para estimular a adesão do público-alvo de 6 a16 anos, a vacinação é feita diariamente em algumas UBSs. O horário de vacinação é das 8h às 15h30. Confira no quadro abaixo quais UBSs fazem a vacinação diariamente, e quais unidades vacinam em dias específicos da semana. Em razão da baixa adesão à vacinação e a fim de evitar a perda de doses por causa do prazo de validade, a Prefeitura ampliou, no dia 1º deste mês, a faixa etária de 6 a 16 anos para receber a vacina.
A Prefeitura de Hortolândia reforça que o imunizante continua disponível nas UBSs para o público-alvo. O esquema vacinal contra a Dengue é com duas doses. O intervalo entre a primeira e a segunda dose é de três meses.
Por isso, a Prefeitura reforça a orientação às famílias e aos responsáveis para levar crianças e adolescentes que já tenham tomado a 1ª dose para receber a 2ª dose. Mesmo que o prazo entre a 1ª dose e a 2ª dose tenha ultrapassado três meses, a criança ou o adolescente podem receber a 2ª dose.
Hortolândia iniciou a vacinação contra a Dengue no dia 17/04 deste ano, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Já a aplicação da segunda dose começou no dia 17/07, exatamente três meses depois, conforme a orientação técnica preconizada pelo Ministério da Saúde.
Dias da semana | Unidades Básicas de Saúde (UBSs) |
Diariamente | Adelaide / Orestes Ôngaro |
Segundas e Quartas-feiras | Campos Verdes / Dom Bruno Gamberini |
Terças-feiras | Figueiras / São Bento / Santa Clara |
Quartas-feiras | Taquara Branca |
Quintas-feiras | Parque do Horto / Santa Esmeralda / Santiago |
Quintas e Sextas-feiras | Amanda I |
Sextas-feiras | Nova Europa / Novo Ângulo / Rosolém / São Jorge |