Encontro com servidores públicos ativos e inativos discutiu plano equacional e de custeio da autarquia
Prestar contas referente ao exercício de 2023 e projetar planos equacionais para os próximos anos. Foi com este propósito que o Hortoprev (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Hortolândia) promoveu, na manhã desta segunda-feira (04/11), uma audiência pública com servidores públicos municipais ativos e inativos, no auditório Edgard de Oliveira da Câmara Municipal de Hortolândia.
Durante a audiência pública, servidores públicos estatutários, titulares de cargo efetivo, aposentados e pensionistas puderam conhecer detalhes que integram o Relatório de Governança Corporativa e dados relativos à Previdência Municipal referentes ao exercício de 2023. O encontro também contou com uma apresentação e esclarecimentos sobre o Plano de Equacionamento do Déficit Atuarial e do custeio do Hortoprev.
O Relatório de Governança Corporativa do Hortoprev apresentou as ações desenvolvidas no âmbito do Regime Próprio de Previdência Social durante o exercício de 2023. O documento é elaborado anualmente pela Diretoria Administrativa da autarquia como forma de comprovar a eficiência na gestão previdenciária e reforçar o compromisso com a transparência no serviço público.
Já o Plano de Equacionamento do Déficit Atuarial propôs alternativas para situações deficitárias, em que há desequilíbrio entre os recursos disponíveis (investimento e créditos a receber) e os valores a serem pagos aos segurados ao longo dos anos. A audiência pública também esclareceu o plano de custeio do Hortoprev, apresentando propostas para que o instituto previdenciário tenha sustentabilidade, longevidade e equilíbrio financeiro.
O diretor superintendente do Hortoprev, Alcir Furtado Pesse, esclarece que a audiência pública teve início com a prestação de contas das atividades financeiras e administrativas da autarquia, assim como abordou questões sobre os benefícios destinados aos segurados e as ações adotadas pelo município para receber o certificado de pró-gestão do Governo Federal, selo que reconhece as boas práticas do Regime Próprio de Previdência Social entre os entes federativos.
A audiência pública do Hortoprev contou com a presença de servidores públicos ativos e inativos dos Poderes Executivo e Legislativo do município. Também participaram do encontro membros do Conselho Administrativo e do Conselho Fiscal do Hortoprev e representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Hortolândia.
Fundado em 1996, o Hortoprev é uma autarquia autônoma responsável pelo recolhimento, gestão e aplicação das contribuições previdenciárias dos servidores públicos da Prefeitura de Hortolândia e da Câmara de Vereadores.