Evento da campanha “Setembro Amarelo” será às 13h30, no Teatro Elizabeth Keller, no Jd. Amanda
Se você é servidor da Prefeitura, atenção a esta mensagem. Nesta sexta-feira (26/09), haverá mais uma ação do “Setembro Amarelo”, Mês de Prevenção ao Suicídio, organizada pela Administração Municipal e voltada ao funcionalismo público. A ação acontecerá no Teatro Elizabeth Keller de Matos, localizado na Unidade Cultural Arlindo Zadi, na Rua Graciliano Ramos, 280, no Jardim Amanda.
A partir das 13h30, haverá palestra com o psicólogo André Lopes Aricó e duas intervenções artísticas.
Confira abaixo:
- “A luz que brilha em mim” – com Dhita Yamashita;
- “O Coelho escutou” – com a equipe de formações da Secretaria de Cultura,baseada no livro de Cori Doerrfeld.
Organizado pela Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, em parceria com a Secretaria de Cultura, a palestra, embora voltada ao funcionalismo, é aberta ao público.

Veja a programação completa:
- 13h30 – Abertura do Evento com o Quinteto Cultura
- 14h – Boas Vindas
- 14h05 – Intervenções Artísticas
“A Luz que brilha em mim” — por Shita Yamashita
“O Coelho Escutou” — inspirado no livro de Cori Doerrfeld – Interpretação: Equipe de Formações da Secretaria de Cultura
- 14h30 – Fala das Autoridades
- 14h50 – Palestra
Setembro Amarelo
No último dia 15 deste mês, houve outra ação da campanha, também voltada aos servidores, no hall de entrada do “Palácio dos Migrantes”, com decoração alusiva ao tema e distribuição de lacinhos e mensagens do “Setembro Amarelo” e apresentação do grupo “Arco Brasil”, da Secretaria de Cultura.
Desde junho deste ano, a Prefeitura está implantando, em etapas, uma política pública municipal voltada exclusivamente à promoção da saúde mental e do bem-estar no ambiente de trabalho. O programa prevê um conjunto de ações, projetos e capacitações com foco na prevenção e no cuidado contínuo da saúde emocional dos trabalhadores do setor público municipal.
Com o lema “Sua vida vale muito! Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio”, a ação tem uma programação com diversas atividades abertas ao público de Hortolândia. A maioria delas acontecerá nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). No dia 12 de setembro, o filme brasileiro “O vendedor de sonhos”, que trata do tema, foi exibido no Cine Teatro da “Escola de Artes Augusto Boal”, no Jardim Amanda.
Segundo a Secretaria de Saúde, muito embora o foco da campanha seja a prevenção ao suicídio, também serão abordados outros temas relativos à saúde mental. Durante este período de mobilização, as UBSs terão decoração temática na cor amarela para conscientizar e orientar a população sobre a importância do autocuidado para ter bem-estar mental.
Unidades especializadas
Hortolândia conta com três serviços gratuitos, especializados em saúde mental, que atendem de porta aberta:
– CAPS Vida, localizado na Rua João Cancian, 161, Parque Ortolândia
– CAPS IJ (InfantoJuvenil), que atende pacientes, dentre crianças e adolescentes com até 18 anos, localizado na Rua José Aparecido Marçal, 103, Parque Residencial Maria de Lourdes
– CAPS AD (Álcool e Drogas), localizado na Rua João Frutuoso de Miranda Filho, 460, Parque Ortolândia
Saiba mais sobre André Aricó:
Em mini bio enviada pela à Prefeitura, André Lopes Aricó se apresenta como “psicólogo clínico, com mais de 15 anos de experiência na escuta e no cuidado da saúde emocional de adolescentes e adultos. Ao longo de sua trajetória, tem se dedicado a compreender o comportamento humano a partir da psicanálise e da neurociência, oferecendo um olhar sensível e ao mesmo tempo científico sobre os desafios da vida contemporânea.
É fundador da Neuromind: Psicologia & Neurociência, projeto que une clínica, ensino e pesquisa, com o objetivo de aproximar a ciência do dia a dia das pessoas e apoiar o desenvolvimento humano em diferentes contextos. Além da prática clínica, Aricó ministra cursos, palestras e consultorias, promovendo reflexões profundas sobre saúde mental, relações humanas e transformação organizacional”.