Ação faz parte da campanha, em realização pela Prefeitura de Hortolândia, de prevenção ao suicídio e de cuidados com a saúde mental
A Prefeitura de Hortolândia realiza, nesta segunda-feira (12/09), uma ação do “Setembro Amarelo”, voltada aos servidores municipais. A partir das 7h50, haverá no hall do “Palácio dos Migrantes” a entrega de laços amarelos, que simbolizam a campanha de prevenção ao suicídio e de cuidado com a saúde mental, em realização pela Administração Municipal.
Para reforçar a mobilização, chamando a atenção do público em geral, a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal pede aos servidores que usem alguma peça amarela no traje. Desde junho, a Prefeitura está implantando, em etapas, uma política pública municipal voltada exclusivamente à promoção da saúde mental e do bem-estar no ambiente de trabalho. O programa prevê um conjunto de ações, projetos e capacitações com foco na prevenção e no cuidado contínuo da saúde emocional dos trabalhadores do setor público municipal.
“Setembro Amarelo nos lembra da responsabilidade que temos com a vida. No serviço público, essa responsabilidade é ainda maior: cuidar da saúde mental dos servidores é cuidar da qualidade do atendimento que oferecemos à população.
O Dia D é um momento simbólico para reforçar que nenhum servidor está sozinho, que pedir ajuda é um ato de coragem e que o acolhimento faz parte do nosso compromisso com quem dedica sua vida a servir”, afirmou a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Ieda Manzano de Oliveira.

Programação
Com o lema “Sua vida vale muito”!, o “Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio” tem uma programação com diversas atividades abertas ao público de Hortolândia, seja nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), seja em outros espaços públicos, como o Cine Teatro da “Escola de Artes Augusto Boal”, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. Nesta sexta-feira (12/09), às 19h, será exibido o filme brasileiro “O vendedor de sonhos”, que trata do tema.
Segundo a Secretaria de Saúde, que está à frente do maior número de atividades, muito embora o foco da campanha seja a prevenção ao suicídio, também serão abordados outros temas relativos à saúde mental. Durante este período de mobilização, as UBSs terão decoração temática na cor amarela para conscientizar e orientar a população sobre a importância do autocuidado para ter bem-estar mental.
Unidades especializadas
Hortolândia conta com três serviços gratuitos, especializados em saúde mental, que atendem de porta aberta:
– CAPS Vida, localizado na Rua João Cancian, 161, Parque Ortolândia
– CAPS IJ (InfantoJuvenil), que atende pacientes, dentre crianças e adolescentes com até 18 anos, localizado na Rua José Aparecido Marçal, 103, Parque Residencial Maria de Lourdes
– CAPS AD (Álcool e Drogas), localizado na Rua João Frutuoso de Miranda Filho, 460, Parque Ortolândia