Hortolândia faz vacinação de adolescentes ainda não imunizados contra HPV, neste sábado (27/09)

Prefeitura fará imunização nas UBSs Amanda II e Parque do Horto, das 7h30 às 15h30; ação também irá atualizar vacinas de crianças, jovens, adultos e idosos

Atenção, adolescentes de Hortolândia! Neste fim de semana tem “rolê da hora” para ir com a galera e todo mundo ficar bem de saúde. A Prefeitura promove vacinação contra HPV, neste sábado (27/09). A ação será das 7h30 às 15h30 nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Amanda II e Parque do Horto. O público-alvo são adolescentes atualmente na faixa de 15 a 19 anos que ainda não estão imunizados contra o vírus.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação integra a estratégia de busca ativa, preconizada pelo Ministério da Saúde, para ampliar a cobertura vacinal da população adolescente contra o HPV.

A enfermeira do Programa de Imunização do município, Ana Paula Fernandes, destaca que a vacinação é para adolescentes de 15 a 19 anos que não foram imunizados na época quando tinham 9 a 14 anos. Nessa fase, o Ministério da Saúde preconiza a aplicação da vacina, que integra o Calendário Nacional de Imunização. Adolescentes de 9 a 14 anos devem receber uma dose. De acordo com a Secretaria de Saúde, a população adolescente do município ainda não vacinada contra HPV é 2.230 meninas e 5.808 meninos.

Além da vacinação deste sábado, a Secretaria de Saúde planeja realizar  vacinação de adolescentes da unidade de ensino do SESI (Serviço Social da Indústria) e das 25 Escolas Estaduais (EEs) existentes no município.

HPV

O HPV, sigla em inglês que significa Papilomavírus Humano, provoca Câncer de colo de útero nas mulheres. É importante que meninos também recebam a vacina porque o HPV pode provocar câncer no órgão genital, na região do ânus e na orofaringe (parte da garganta que fica no fundo da boca).

ATUALIZAÇÃO DE CARTEIRA

Além da imunização de adolescentes contra o HPV, a ação deste sábado irá atualizar a carteira de vacinação de toda a população: crianças, jovens, adultos e idosos.

Portanto, quem estiver faltante com alguma vacina, deve aproveitar para também ser imunizado. A atualização inclui a oferta da dose de reforço contra a covid para pessoas acima de 12 anos.