Combate à Dengue prioriza áreas com casos positivos

Prefeitura de Hortolândia mantém ações de orientação e eliminação de criadouros; população deve ser parceria para conter o avanço da doença

A Prefeitura de Hortolândia realiza campanha permanente de prevenção e combate à Dengue, informando, orientando e sensibilizando a população tanto sobre os riscos e as características da doença quanto sobre o mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão, seja em ações efetivas nos bairros. Nesta semana, equipes da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) realizaram ação de busca ativa do Aedes Aegypti, casa a casa, no Jardim Amanda e na região do Jd. Rosolém. A medida é importante e eficaz, mas precisa da colaboração da população, eliminando criadouros.

Hortolândia registrou, nesta semana, mais dois casos confirmados de morte por Dengue. Os dados sobre Arboviroses estão no boletim da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizado nesta sexta-feira (04/07) pela UVZ. Os casos, confirmados por exame laboratorial, são relativos aos meses de março e maio deste ano. O boletim mostra ainda um total de 19.190 casos de Dengue notificados até agora, em Hortolândia, sendo 6.595 positivos e 11.973, negativos. Deste universo, 622 estão em aberto e há outros cinco óbitos em investigação.

Combate permanente

Durante a ação de combate à Dengue, os agentes investigam os locais onde pode haver larvas, os criadouros onde elas são encontradas, eliminam larvas e mosquitos e orientam os moradores. A ação casa a casa é feita semanalmente em regiões onde foram registrados casos positivos de Dengue. Além disso, os agentes também coletaram material para a chamada ADL (Análise de Densidade Larvária). Trata-se de uma contagem da quantidade de larvas do mosquito encontradas nas casas visitadas pelas equipes. A análise é feita por amostragem. 

Segundo o veterinário Evandro Alves Cardoso, a pesquisa é realizada, habitualmente, três vezes ao ano, em janeiro, julho e outubro, sendo de grande importância para nortear o trabalho do Poder Público.

Para combater eficazmente a Dengue, é preciso contar com a participação da comunidade. Por isso, a Prefeitura solicita aos moradores que permitam a entrada dos agentes da UVZ em casa. Eles estão identificados com crachá e uniforme. 

Para saber em quais ruas e regiões será feita a ação, a cada semana, o morador pode entrar em contato com a UVZ  pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.


Prevenção

Um dos principais meios de reprodução do Aedes aegypti é a água parada. É importante que cada pessoa evite o acúmulo de objetos e materiais nos quintais e nas áreas externas das casas. Quando expostos ao ar livre, esses objetos podem acumular água de chuva e, assim, virarem potenciais criadouros do mosquito.


Dentre os objetos que devem ser recolhidos estão:

  • garrafas pet
  • copinhos e embalagens plásticas
  • baldes
  • pneus velhos
  • vasilhas
  • sacolinhas plásticas e outros materiais similares
     

Teste rápido e vacina

Nas unidades da rede SUS (Sistema Único de Saúde), a Prefeitura disponibiliza teste rápido para detecção da doença. O município também conta com 17 salas de  vacinação contra a Dengue, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).