Hortolândia prorroga vacinação de adolescentes ainda não imunizados contra HPV até primeiro semestre deste ano

Prefeitura disponibiliza vacina nas UBSs do município

Adolescentes ainda não protegidos contra o HPV ganham mais tempo para ficar com a saúde em dia. A Prefeitura de Hortolândia prorroga a busca ativa e a vacinação contra o vírus para adolescentes de 15 a 19 anos até o primeiro semestre deste ano. O município segue a determinação do Ministério da Saúde. De acordo com o órgão federal, a prorrogação é feita em razão da baixa cobertura vacinal. Hortolândia havia iniciado a imunização desse público em setembro do ano passado.

A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação contra o HPV pode ser feita diariamente nas UBSs, das 8h às 15h30. O adolescente pode ir à UBS desacompanhado para receber a vacina. Para isso, tem que apresentar CPF (Cadastro de Pessoa Física) e carteira de vacinação. Caso não tenha a carteira de vacinação, a equipe da UBS confecciona a carteira na hora. Caso o adolescente tenha extraviado a carteira de vacinação, ele pode solicitar uma nova na própria UBS.

Para que os adolescentes consigam se imunizar durante a semana, a Prefeitura lembra que as salas de vacinação de sete UBSs funcionam em horário ampliado. Confira abaixo quais são as sete UBSs:

Até às 17h30:

– UBS Amanda II

– UBS Dom Bruno Gamberini

– UBS Rosolém

– UBS Santa Clara

Até às 18h30:

– UBS Amanda I

– UBS Figueiras

– UBS Parque do Horto

A enfermeira do Programa de Imunização do município, Ana Paula Fernandes, explica que a busca ativa é feita entre adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o HPV na época quando tinham entre 9 a 14 anos, fase em que é preconizada a aplicação do imunizante pelo Ministério da Saúde. A vacina contra o HPV integra o Calendário Nacional de Imunização. Adolescentes de 9 a 14 anos devem receber uma dose do imunizante.

HPV

O HPV, sigla em inglês que significa Papilomavírus Humano, provoca Câncer de colo de útero nas mulheres. É importante que meninos também recebam a vacina porque o HPV pode provocar câncer no órgão genital, na região do ânus e na orofaringe (parte da garganta que fica no fundo da boca).