Iniciativa em parceria com a Prefeitura é para auxiliar na recuperação de enfermos; primeira visita aconteceu no sábado (27/07)
A cinoterapia é uma modalidade de tratamento que auxilia na recuperação de pacientes por meio da interação com cães adestrados. Estudos científicos já comprovaram que o contato com os animais promove o bem-estar e outros benefícios à saúde dos enfermos. É por isso que a Prefeitura de Hortolândia inicia uma parceria com o projeto Cão Terapia. O objetivo é promover visitas de cães adestrados a pacientes internados no Hospital Municipal Mario Covas. A primeira visita aconteceu na tarde do sábado (27/07).
O projeto contou com a participação de quatro cães e seus respectivos tutores, que são voluntários. Os animais foram conduzidos para visitar pacientes, seus familiares e acompanhantes. Um dos cães, de menor porte, foi mantido por sua tutora dentro de uma bolsa por questões sanitárias e de segurança. De acordo com o projeto, os cães estão vacinados.
A visita durou 50 minutos. De acordo com a coordenação do projeto, o tempo é restringido para evitar que os animais fiquem estressados. O projeto, mantido por um estabelecimento particular da cidade, também realiza o adestramento dos cães voluntários. Segundo a Secretaria de Saúde, a ideia é que as visitas do projeto aconteçam periodicamente.