Hortolândia implanta rede de drenagem em obra do parque socioambiental do Jardim Amanda

Empresa contratada pela Prefeitura segue com a implantação do piso intertravado na área de estacionamento da UPA Amanda, retirada de árvores leucenas e implantação de calçadas no trecho

Hortolândia segue firme com a obra do futuro parque socioambiental no Jardim Amanda. Quando ficar pronto, será a maior área de lazer do município. Nesta semana, a empresa contratada pela Prefeitura continua com a implantação da rede subterrânea de drenagem pluvial.

De acordo com a Secretaria de Obras, a intervenção é executada no trecho final de um córrego, próximo à esquina das ruas Marechal Deodoro da Fonseca e Cruz de Souza. O córrego passa nas duas lagoas que existem na área onde é construído o parque.

Em paralelo, a empresa contratada prossegue com outros serviços na obra do parque. Um deles é colocação de piso intertravado na área de estacionamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Amanda.

Outra frente de trabalho é a limpeza de uma área próxima à EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Amanda I, antigo CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente). A limpeza consiste na retirada de árvores leucenas, espécie arbórea invasora. A empresa também continua com a implantação de calçadas na área do parque.

FUTURO PARQUE

Ainda de acordo com a Secretaria de Obras, já foram executadas ciclovias e uma parte das calçadas do parque. Também já foi implantado parte do piso intertravado da área de convívio que haverá no parque. A obra está com 10% de conclusão.

O futuro parque terá área de 90.000 m2, localizado no Jardim Amanda onde existem duas lagoas. Dentre os atrativos que serão oferecidos aos moradores estão pista de caminhada, academia para o público da terceira idade, playgrounds, espaços de convívio e bicicletários. Estão previstas reformas das quadras e do campo de futebol existentes. Este último ainda receberá um novo vestiário. Para facilitar a mobilidade e o deslocamento da população, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o futuro parque terá ainda a construção de uma estação de transferência de ônibus municipal. Ainda de acordo com a Secretaria de Obras, a previsão é de entregar parte concluída do parque em maio deste ano, em comemoração ao aniversário de emancipação de Hortolândia.

Outras importantes melhorias a serem implementadas na área do parque serão a canalização aberta de um córrego, de cerca de 450 metros, próximo a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Tarsila do Amaral. Outra benfeitoria também prevista é a implantação de um vertedouro na segunda lagoa, para prevenir inundação da rua Benjamin Constant, que fica próxima ao local.

A Prefeitura de Hortolândia deu a ordem de serviço da obra em agosto do ano passado. O parque socioambiental do Jardim Amanda é uma das principais obras do novo PIC, cujo anúncio foi feito pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, em dezembro de 2023, na própria área onde está sendo construído o parque. A construção é feita com recursos oriundos do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata).