Ações em Hortolândia estimulam a consciência ambiental na população

Prefeitura promoveu evento “Plantar para colher” para moradores no CRAS Novo Ângulo, nesta quinta-feira (29/01); município também realizou ações de educação ambiental nas regiões do Jd. Amanda e Jd. Brasil, este mês

Quanto mais pessoas tiverem consciência sustentável e ecológica, melhor qualidade de vida terá Hortolândia. É a partir dessa premissa que a Prefeitura segue firme com o trabalho de educação ambiental. Ao longo deste mês, o município promoveu ações para sensibilizar a população sobre o tema.

Uma dessas ações foi o evento “Plantar para colher”, realizado no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Novo Ângulo, na manhã desta quinta-feira (29/01).

A equipe do Departamento de Educação Ambiental da Prefeitura ministrou uma palestra para cerca de 100 moradores. Foram abordados temas como descarte correto de resíduos, importância do consumo racional de água, energia, cuidado e bem-estar animal. Houve também uma demonstração prática sobre o que pode ser feito com resíduos recicláveis.

Já as crianças se divertiram com o plantio de sementes de ipês e girassóis em potinhos. Os pequeninos colocaram a mão na terra e aprenderam sobre a importância da natureza. Por ocasião da campanha Janeiro Branco, a questão da saúde mental também foi abordada com uma palestra ministrada por uma representante da Secretaria de Saúde. O evento contou com café da manhã para a população.

FUTURO PARQUE

Hortolândia ganhará o Parque Socioambiental do Jardim Amanda, que será o maior da cidade. A Prefeitura já entregou a primeira etapa da obra em dezembro do ano passado.

Para conscientizar a população a cuidar do espaço recém-inaugurado, o Departamento de Educação Ambiental circulou na área do futuro parque, na semana passada. Durante a ação, os agentes ambientais conversaram com os moradores e distribuíram material informativo para que os moradores ajudem a Prefeitura a manter o parque.

COMPENSAÇÃO

Já no início deste mês, o Departamento de Educação Ambiental percorreu o Jardim Brasil. Os agentes realizaram ação porta a porta para informar os moradores sobre a compensação ambiental que a empresa Gonvarri fará na região.Em função da obra de construção de um muro no entorno da sua unidade fabril, a empresa irá retirar 138 árvores. De acordo com o Departamento de Educação Ambiental, a empresa deverá realizar a compensação ambiental das árvores retiradas, conforme determina a legislação ambiental, com o plantio de novas mudas em outras regiões da cidade.