Prefeitura realiza atividades nas UBSs este mês; foco da campanha é prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Próstata
Saúde é também coisa de homem. É por isso que a Prefeitura de Hortolândia promove a campanha Novembro Azul. O objetivo é conscientizar a população masculina sobre a importância do autocuidado, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Próstata. A Secretaria de Saúde realiza atividades nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) durante este mês (confira abaixo a programação).
O urologista do Centro de Especialidades Médicas (CEM), Edison Schneider, destaca que a campanha é importante para quebrar tabus dos homens, que ainda têm resistência em cuidar da saúde.
De acordo com o especialista, a realidade é preocupante. Os homens morrem em maior número e mais cedo que as mulheres. Dentre as principais causas de óbito entre a população masculina estão:
– Negligência com a própria saúde
– Uso prejudicial de álcool
– Estilo de vida sedentário
– Alimentação inadequada
– Causas externas (acidentes, violência, dentre outros motivos)
Diante desse quadro, o especialista orienta a população masculina a fazer avaliação médica periódica a partir dos 40 anos. “E em alguns casos de risco aumentado, o paciente com idade entre 40 a 45 anos já deve procurar o urologista. Principalmente aqueles que têm familiares de primeiro grau com Câncer de Próstata. A consulta urológica anual ou bianual, conforme o caso, deve se iniciar aos 50 anos, com a coleta de exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico, tradução da sigla em inglês) e o exame físico”, recomenda o especialista.
MAIS DE 90% DE CHANCE DE CURA
O urologista Edison Schneider alerta que o Câncer de Próstata é o segundo tipo de câncer que mais causa óbitos entre homens. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão do Ministério da Saúde, em 2021 foram registrados 16.300 óbitos por causa da doença.
O urologista explica que a próstata é uma glândula exclusiva dos homens, que fica logo abaixo da bexiga e à frente do intestino reto. A glândula produz parte do líquido seminal.
“O Câncer de Próstata ocorre quando as células da glândula começam a se multiplicar de forma descontrolada. É importante salientar que na maioria dos casos a doença cresce lentamente. Por isso é importante que os homens façam o exame anual. O diagnóstico precoce pode salvar vidas. Quando detectada no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura”, salienta o especialista.
Na fase inicial, o Câncer de Próstata não apresenta sintomas. Por isso é importante realizar a campanha para conscientizar a população masculina. O urologista explica que com o tempo a doença pode se manifestar por meio de dificuldade para urinar, jato urinário fraco e necessidade de urinar muitas vezes de dia e especialmente à noite. Já em casos mais avançados da doença, os sintomas são sangue na urina ou no sêmen, dor no intestino reto, na pelve, nas coxas ou costas, dentre outros mais graves.
Em sua atuação no CEM, o urologista destaca que a realização da campanha tem surtido efeito positivo entre a população masculina.“Com as campanhas realizadas nas últimas décadas e a divulgação em meios de comunicação, em geral, os homens estão sim mais conscientes sobre a necessidade de realizar os exames de próstata. Mas ainda muitas vezes quem marca a consulta e traz o homem é a companheira dele. Embora a resistência tenha diminuído, ainda há homens que se recusam a fazer o exame físico, mesmo que venham na consulta. Os homens ainda lidam com tabus, medo, negação, e outros ainda têm acesso limitado à internet e fontes de informação confiáveis, o que pode levá-los à desinformação”, alerta o especialista.
Por isso, a Prefeitura de Hortolândia reforça a orientação para que o público masculino procure auxílio médico quando estiver com algum problema de saúde. Dependendo do caso e da avaliação feita pelas equipes e profissionais das UBSs, o paciente é encaminhado para o Centro de Especialidades Médicas (CEM). A unidade está localizada na rua José Pereira de Lira, 255, Jardim Green Park.









