Prefeitura de Hortolândia ouve a população, incentiva debate e recebe sugestões para as ações que fortalecem o crescimento da cidade
O Jardim Santa Clara do Lago é o complexo da saúde em Hortolândia com ações da Prefeitura que contemplam as estruturas que já existem e que ainda serão implantadas pela Administração Municipal. O tema foi um dos abordados em mais uma etapa das plenárias do PPA (Plano Plurianual) 2026-2029, realizada na noite de terça-feira (24/07) na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Santa Clara I. A consulta pública que a Prefeitura está realizando vai até o dia 12 de agosto e abrange todas as regiões da cidade.
“As melhorias estão por toda a cidade. O pontapé inicial do que temos reservado para o Jardim Santa Clara é o novo complexo de saúde chamado de Vila da Saúde. Pensamos no nosso povo, em levar equipamentos públicos para perto das pessoas. Além do que já existe na Vila da Saúde, muito mais está por vir. Temos a construção do novo campo de futebol society na Praça de Esportes do Santa Clara, antigo CIF, seguindo a tendência de aliar a qualidade de vida e a saúde à prática esportiva. Em breve teremos a liberação de um novo trecho da avenida Panaíno ligando até a região do Jardim Nova Europa. A cidade cresce, os desafios aumentam e o investimento continua para fomentar a história da nossa cidade, trazendo novas pessoas que queiram morar aqui, novas empresas, tudo isso de forma inteligente e planejada. Além do Santa Clara, hoje, todas as regiões da cidade passam por interligações e recebem investimentos”, comentou o prefeito Zezé Gomes.
VILA DA SAÚDE
A Vila da Saúde já conta com importantes equipamentos públicos em funcionamento: Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas; Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, cuja sede foi reformada; CEM (Centro de Especialidades Médicas); Caism (Centro Integrado de Saúde da Mulher) e a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Santa Clara que passou por reforma estrutural e atende a população desde janeiro. Quatro outros órgãos serão instalados na mesma região, para facilitar o acesso da população à exames e tratamentos: UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento); CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem); CER (Centro Especializado em Reabilitação) e Centro de Referência da Saúde da Mulher.
“Precisamos do apoio do Governo do Estado e da população para continuar este trabalho que planeja de forma inteligente e sustentável, cuidando das pessoas, pelos próximos 30 anos. A busca pelos recursos segue incessante, em diversas esferas. Em breve, anunciaremos mais de 30 novos guardas municipais e queremos ter aproximadamente 100 tótens de segurança à curto prazo, além de motos e viaturas para nossos agentes. Com forças de segurança integradas vamos reforçar o patrulhamento nas entradas e saídas da cidade. Quem circula por Hortolândia vê as obras em todos os locais. O viaduto da Vila Real está mais da metade pronto. No Jardim Amanda, o parque linear em construção. No futuro, teremos o viaduto sobre a Rodovia dos Bandeirantes, o novo espaço do idoso, duplicação da avenida Santana. Além disso, na saúde, são três novas unidades em diferentes regiões. A cidade cresce e, com isso, nosso desejo de tornar Hortolândia melhor para seu povo a cada dia”, explicou o vice-prefeito e secretário de Governo, Cafu César.
“Hoje Hortolândia é uma cidade com mais de 30 mil empresas. Arrecadamos mais de 1 bilhão de reais em receitas e os programas que geram renda e qualificam as pessoas seguem sendo importantes para aumentar ainda mais estes números e anunciarmos novas situações para os trabalhadores, como projetos em parcerias que impulsionam as pessoas para o mercado de trabalho”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Dimas Pádua.
PLENÁRIAS
Para participar, basta apresentar prioridades em uma das reuniões ou votar nos temas que julgar prioritários pela internet mesmo, por meio do portal “Fácil Hortolândia”. A ferramenta digital pode ser acessada a qualquer hora do dia, de qualquer lugar, pelo celular ou por computador (clique e confira o passo a passo).
A contabilidade continua e todos podem participar da construção do futuro da cidade em qualquer lugar e a qualquer hora, até o dia 12 de agosto.
“A Vila da Saúde, com este complexo todo que cuida da saúde das pessoas é muito importante para a cidade. Além disso, o novo campo de futebol society no antigo CIF Santa Clara, com certeza será um espaço que quero utilizar para jogar futebol. Ver as obras e a cidade crescer me alegra, principalmente ao relembrar de muitos anos atrás quando a cidade não tinha tantas opções”, comenta o autônomo Aguinaldo Guerra, 56 anos, morador do Villagio Ghiraldelli.
Consulta pública
As plenárias fazem parte da consulta pública, em realização pela Administração Municipal, sobre o planejamento e a condução das políticas municipais, para o período que vai de 2026 a 2029.
A consulta pública acontece tanto por meio das reuniões presenciais por região, quanto pela internet. Já está disponível uma ferramenta digital, criada pela Prefeitura, para que a população vote, de casa mesmo, nas ações que julgar prioritárias, e ajude o Poder Público a elaborar o Plano Plurianual) 2026-2029. É o portal “Fácil Hortolândia”, que pode ser acessado neste link.
Saiba mais sobre o PPA
Conforme esclarece a Secretaria de Finanças, o Plano Plurianual é uma lei municipal, aprovada pelo Poder Legislativo, que trata do planejamento de médio prazo do município. Nela, o Poder Executivo define os objetivos estratégicos da Administração Pública para um período de quatro anos, estabelece os programas e os indicadores que serão usados para medir seu andamento, bem como as ações de governo, com suas metas físicas a serem atingidas, ano a ano.
O PPA é considerado a principal peça orçamentária de uma cidade, pois contém a estratégia do governo eleito pela população para enfrentar os principais problemas daquela localidade. É com base no que foi definido nele que, a cada ano, o município elabora a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual).
Confira abaixo o cronograma das “Plenárias de Participação Cidadã 2025”:
31/7 | 18h30
Local: EMEF “Profª. Marleciene Priscila Presta Bonfim”
Rua Maria de Lourdes Cangleriani, 92 | Remanso Campineiro
5/8 | 18h30
Local: EMEF “Samuel da Silva Mendonça”
Rua São Luiz, 276 | Jardim Nova Europa
7/8 | 18h30
Local: EMEF “Salvador Zacarias Pereira Junior”
Avenida Adail Alves Silva, 525 | Jardim Novo Ângulo
12/8 | 18h30
Local: EMEF Jardim Boa Esperança
Rua do Canário, 400 | Jardim Boa Esperança