Obra da PI na avenida Panaíno ganha novo impulso

Intervenção é feita para duplicar trecho na av. Panaíno que passa em frente ao condomínio Jardim Green Park Residence e sob a linha férrea

Hortolândia segue com a ampliação de caminhos para integrar diferentes regiões da cidade. Um exemplo disso é a obra de duplicação do trecho da PI (passagem inferior), na avenida Panaíno, que passa sob a linha férrea existente no local e em frente ao condomínio Green Park Residence. A empresa contratada pelo município continua a executar os serviços de implantação do DHP (Dreno Horizontal Profundo) no local, nesta semana.

De acordo com a Secretaria de Obras, DHP é um tipo de rede de drenagem, utilizada em taludes e encostas, para evitar que a água subterrânea provoque problemas de estabilidade e deslizamentos no solo.

Após isso, a próxima etapa a ser iniciada pela empresa contratada será a colocação de rachão de base, que é um tipo de material que consiste em pedras grandes, para dar base à pavimentação, que será executada depois. A empresa já realizou os trabalhos de paisagismo e colocação de grama no talude executado no local. A Prefeitura reforça o aviso que, em razão da obra, o trânsito na região segue interditado.

A obra consiste em fazer a duplicação do trecho da PI, na avenida do Panaíno, que terá uma pista de ida e outra no sentido inverso. Quando a obra for finalizada, o trecho da PI se integrará a um “retão” de quatro quilômetros de extensão. O retão se conectará ao Super Viário, já inaugurado pela Prefeitura, em 2023. De acordo com a Secretaria de Obras, a previsão é que a obra seja concluída em julho deste ano. A obra de duplicação da PI é realizada com recursos oriundos do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento do Tratado da Bacia do Prata. Essa obra integra o Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura.

RETÃO

O “retão” começa na avenida da Emancipação, ao lado do Hospital Municipal Mario Covas, desce pela avenida Panaíno, passando em frente ao condomínio Green Park Residence, segue até o cruzamento no Corredor Metropolitano, no trecho abaixo do Palácio dos Migrantes Paço Municipal Prefeito Ângelo Augusto Perugini, e se conectará ao outro viário, em construção também pela Prefeitura.

Esse outro viário passa por dentro do loteamento particular ao lado do Paço Municipal, vai até a rotatória na Estrada Sabina Baptista de Camargo, segue ao lado da empresa Tecnoperfil, e irá até a região do Jardim Nova Europa, onde se ligará com uma via já existente, próxima à empresa CAF.