Readequação viária passa a valer a partir da próxima quinta-feira (11/09)
A conclusão da obra da via marginal da Av. Santana vai alterar a configuração viária do acesso para o Parque Ortolândia e Jardim Firenze. A marginal é uma contrapartida à implantação do Condomínio Olívio Franceschini, medida exigida pela Prefeitura aos empreendimentos que se instalam em Hortolândia. A nova rua será aberta na próxima quinta-feira (11/09), data em que passa a valer a nova configuração viária.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, quem sair da rua Pastor Hugo Gegembauer sentido Jd. Amanda, deve acessar a rua Sete de Setembro e passar em frente ao Restaurante Guindola para acessar a Av. Santana. As mudanças não alteram o trajeto de quem sai da rua Pastor Hugo Gegembauer sentido Centro.
Já para o acesso sentido Jd. Firenze, o motorista também fará este trajeto pela rua Sete de Setembro, mas deve acessar a via marginal para alcançar a Estrada Municipal Pedrina Guilherme. A Estrada, por sua vez, passa a ter sentido único de tráfego no trecho entre o cruzamento da Av. Santana até o cruzamento com a rua Turim, em direção ao Fórum. No sentido contrário, quem vem da Pedrina sentido av. Santana, deve contornar a última quadra, e pela rua Roma, seguir tanto no sentido Centro quanto Jd. Amanda.
“Tudo será realizado com nova sinalização e, além disso, teremos agentes no local para os primeiros dias da operação instruindo os motoristas. O objetivo desta mudança é melhorar a fluidez do tráfego, diminuir o tempo de espera nos semáforos e facilitar a circulação, principalmente nos horários de pico”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.
MAIS SEGURANÇA VIÁRIA
A Administração Municipal continua o fortalecimento da segurança viária nas ruas e avenidas da cidade com ações pontuais que melhoram a visibilidade de pedestres e motoristas, contribuindo para evitar acidentes. Nesta semana, a etapa noturna da implantação de sinalização foi concluída na rua Líbero Badaró, marginal à avenida da Emancipação, onde também foi instalado um semáforo e em frente ao Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, localizado no Remanso Campineiro. O trabalho nos dois locais seguem cronograma elaborado de acordo com a necessidade do serviço em cada região da cidade.

Além da sinalização nas ruas e avenidas da cidade e no entorno de quase 30 unidades de ensino desde o início do ano, as ações para segurança viária realizadas pela Administração Municipal acontecem, periodicamente, em todas as regiões. O mutirão de Tapa-Buraco atividades educativas e investimentos na malha cicloviária também são parte do pacote de trabalho da Prefeitura. De acordo com dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), em 2024, Hortolândia foi a cidade com mais de 200 mil habitantes em todo o Estado que registrou o menor número de acidentes com vítimas fatais.