Linha férrea na Vila Real será bloqueada para trânsito de automóveis, entre segunda-feira e sexta-feira (30/06 e 04/07)

Ação é necessária para prosseguimento das obras do novo viaduto; etapa prevê içamento de vigas que sustentarão a estrutura

Mais um passo para a conclusão do novo viaduto na região da Vila Real, obra de responsabilidade da concessionária Rumo, que administra a linha férrea, acontece a partir dos próximos dias, com o içamento das vigas de sustentação do novo viaduto que ligará as avenidas Santana e São Francisco de Assis. A obra integrará regiões da cidade e facilitará o acesso até Sumaré e rodovias da Região Metropolitana de Campinas. Para o trabalho, equipes da Prefeitura de Hortolândia realizarão interrupções totais no tráfego em períodos alternados, desta segunda-feira (30/06) até sexta-feira (04/07), entre 7h30 e 17h. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, são 12 bloqueios programados para a região onde está o canteiro de obras (região central e Vila Real). A operação terá apoio de agentes para a orientação das rotas de desvios do tráfego, além da instalação de 36 cavaletes que impedirão a passagem durante a ação, preservando a segurança de motoristas e pedestres.

Confira abaixo os pontos de bloqueio: 

  • Avenida Olívio Franceschini x João Mendes
  • Rua João Mendes x Rua João Plínio Pardini
  • Rua João Mendes x Rua Irene Denadai
  • Rua João Mendes x Avenida Santana
  • Avenida Olívio Franceschini x Terminal Metropolitano
  • Avenida Olívio Franceschini x Rua Luíz de Souza
  • Avenida Santana x Rua Papa João Paulo XXIII
  • Avenida Santana x Rua Argolino de Moraes 
  • Rotatória do Supermercado São Vicente x Rua Argolino de Moraes
  • Rua Nelson Pereira Bueno x Rua Argolino de Moraes
  • Rua Caetano Basso Breda x rua Argolino de Moraes 
  • Rua Vanderlei Costa Camargo x Argolino de Moraes 

“Para ir até os bairros que ficam no sentido Jardim Amanda, motoristas podem utilizar a rua Nelson Pereira Bueno, entrar na rua Luiz Camilo de Camargo, acessar a rua Zacharias Costa Camargo para chegar até a rotatória do Supermercado São Vicente, e acessar o viaduto 17 de abril e seguir trajeto. No sentido inverso, ou seja, quem vem dos bairros da região da Vila Real para acessar a região central, o viaduto 17 de abril também deverá ser utilizado, chegando à rotatória o motorista já tem acesso à região central. O motorista deve evitar a região durante todo o dia e seguir as orientações dos agentes de trânsito para evitar problemas no tráfego,” explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, Eduardo José Vasconcellos. 

Atenção ao itinerário das linhas do transporte coletivo:

Linhas do transporte metropolitano:

Sentido bairro / centro – 668 – 669 – 702 não sofrem alterações.

Sentido centro / bairro da linha 739 também não será alterado.

Sentido centro / bairro das linhas – 668 – 699 – 702 – itinerário alterado para:

  • Rua Luiz Camilo de Camargo 
  • Rua Argolino de Moraes
  • Rotatória do Supermercado São Vicente
  • Avenida Anhanguera
  • Rua Alberto Frota Martinez 
  • Avenida João Basso 
  • Avenida Amélia Basso Breda
  • Rua Brigadeiro Faria Lima 
  • Avenida Thereza Ana Cecon Breda

Linhas do Transporte Municipal

Sentido bairro / centro – 320 – 320A – 320B – 321 – não possuem alteração

Sentido centro / bairro da linha – 320 – itinerário alterado para:

  • Terminal Metropolitano
  • Avenida Santana
  • Rua Argolino de Moraes
  • Rotatória do Supermercado São Vicente
  • Avenida Anhanguera
  • Rua Alberto Frota Martins
  • Avenida João Basso
  • Avenida Amélia Basso Breda
  • Rua Brigadeiro Faria Lima
  • Avenida Thereza Ana Cecon Breda

Sentido centro/bairro das linhas – 320A – 320B – 321 – itinerário alterado para:

  • Rua Luiz Camilo de Camargo
  • Rua Argolino de Moraes
  • Rotatória do Supermercado São Vicente
  • Avenida Anhanguera
  • Rua Alberto Frota Martins 
  • Avenida João Basso
  • Avenida Amélia Basso Breda
  • Rua Brigadeiro Faria Lima 
  • Avenida Thereza Ana Cecon Breda

VIADUTO DA VILA REAL

De acordo com a Secretaria de Obras da Administração Municipal, que acompanha a construção do novo viaduto, o processo de instalação das vigas que servem para dar suporte ao dispositivo começou no início deste ano com a fabricação das 50 peças no canteiro de obras. Por serem feitas de concreto, as vigas precisaram passar por tempo de cura para que endurecem e ganhar resistência. Agora, acontece o içamento e a colocação das vigas em cima dos pilares de sustentação do viaduto. Já foram erguidos 20 pilares, segundo a empresa executora da obra.

“Também está prevista a ampliação da rotatória existente na avenida Santana. Essa ampliação será necessária por causa da duplicação que será feita na avenida. A Prefeitura tem ciência dos transtornos que a obra tem causado na região, e por isso, solicita compreensão dos moradores. Quando o viaduto for finalizado trará benefício para a locomoção na área e para outras regiões da cidade”, explica o secretário de Obras da Prefeitura, Sérgio Torrecillas.

O viaduto é uma antiga demanda da população. Quando estiver pronto, o dispositivo ligará as avenidas Santana e São Francisco de Assis. De acordo com a Secretaria de Obras, o viaduto tem 240 metros de extensão. Já segundo informações da concessionária Rumo, o viaduto terá quatro pistas, das quais duas no sentido Santana-São Francisco de Assis, e as outras duas no sentido oposto. O dispositivo irá melhorar e facilitar o fluxo do trânsito. O aguardado viaduto sobre a linha férrea, na Vila Real, é uma das ações que integram o novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura de Hortolândia, cujo anúncio foi feito pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, no final de 2023.