Trabalho da Prefeitura de Hortolândia na madrugada também foi concluído no Jardim Santa Emília
Mais duas etapas da sinalização de solo noturna foram realizadas pela Prefeitura de Hortolândia em duas regiões da cidade. O trabalho foi concluído e vai contribuir com a organização do trânsito e a segurança viária para a população. O serviço realizado contemplou a repintura no entroncamento da estrada Geraldo Costa Camargo com a rua Angélica, ligação movimentada entre o Jardim São Sebastião e o Jardim São Bento. “Milhares de veículos passam pelo local, todos os dias e, além disso, ônibus do transporte coletivo urbano e intermunicipal também circulam pela região, portanto, junto com a colaboração dos motoristas, este serviço é essencial para melhorar a visibilidade e garantir a segurança para todos”, comenta o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.
No Jardim Santa Emília, o mesmo serviço foi realizado, também na madrugada, na rua José Jerônimo Bertolini. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a ação no período da noite evita problemas no tráfego, além de congestionamentos durante a realização das etapas da repintura de sinalização. Outra ação de segurança viária também foi concluída. As ruas dos Flamingos, no Parque Orestes Ongaro, e Vinícius de Moraes, no Jardim São Bento receberam a implantação de uma lombada em cada. A ação evita a circulação de veículos acima da velocidade permitida nas áreas (30 km/h).
SINALIZAÇÃO GARANTE TRÂNSITO ORGANIZADO
Desde o início do ano, ruas no entorno de 21 unidades de ensino receberam a pintura e a implantação da sinalização de solo. Vias ao redor dos novos viadutos inaugurados neste mês (Jd. Nova Europa e Jd. Rosolém), também receberam o trabalho que ainda acontece no entorno de unidades de saúde, ruas com comércios, ruas de acesso para avenidas mais movimentadas e rodovias e ruas residenciais de todas as regiões da cidade. Em 2024, mais de 20 mil metros de nova sinalização foram aplicados.
Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza uma série de ações e serviços que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019.
O mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões, atividades educativas e investimentos na malha cicloviária também é parte do pacote de trabalho da prefeitura. De acordo com dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), em 2024, Hortolândia foi a cidade com mais de 200 mil habitantes em todo o Estado que registrou o menor número de acidentes com vítimas fatais.