Entorno da maternidade do Hospital Municipal Mário Covas recebe sinalização para contribuir com a segurança viária no local

Em uma semana, Prefeitura de Hortolândia já realizou ações em sete bairros da cidade

A segurança viária também é reforçada por equipes da Prefeitura de Hortolândia no entorno das unidades de saúde da cidade. Nesta quarta-feira (29/01), a rua Daniel Ferreira, em frente a entrada da maternidade do Hospital Municipal Mário Covas, recebeu a implantação de uma vaga para ambulância e outras duas vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência. O serviço contribui na organização do tráfego e na fluidez para a saída e entrada de ambulâncias do local.  

Além do entorno da unidade de saúde, em uma semana, a Prefeitura  realizou a pintura da sinalização de solo que indica parada de embarque e desembarque de passageiros do transporte público coletivo na rua Pérola, no bairro Chácaras Assay, na rua Almada Negreiro, no Jardim Amanda na rua Florianópolis, no bairro Residencial João Luiz e ao lado do Condomínio Quinta dos Eucaliptos, no Jardim São Sebastião. Na região central, a pintura de vaga para carga e descarga, além de proibição de estacionamento foi realizada na rua Zacarias Costa Camargo, no trecho de cruzamento com a rua Braz Rodrigues de Souza. Por mais segurança viária, a região central também recebeu uma etapa da Operação Tapa-Buraco. Já no bairro Residencial Maria de Lourdes, a repintura de sinalização de solo aconteceu entre as ruas Vereador Oscar Ghiraldelli, José Aparecido Marçal e Platina.

“Começamos o mutirão 2025 de serviços que evitam acidentes de trânsito sempre com o objetivo de zerar as mortes no trânsito de Hortolândia. No ano passado, foram mais de 20 mil metros quadrados de sinalização implantada ou reimplantada nas vias da cidade”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos. 

SEGURANÇA VIÁRIA É PRIORIDADE EM HORTOLÂNDIA

De acordo com dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), em 2024, Hortolândia foi a cidade com mais de 200 mil habitantes em todo o Estado que registrou o menor número de acidentes com vítimas fatais. Segundo o sistema, foram computadas oito mortes no período. 

AÇÕES QUE SALVAM VIDAS

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, acontecem, periodicamente, mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões, atividades educativas e investimentos na malha cicloviária.