Estação de Transferência Pinheiros receberá obras de infraestrutura para instalação dos postos de recarga dos veículos
A eletrificação da frota do transporte público coletivo em Hortolândia está cada vez mais perto. Em breve, a Prefeitura vai iniciar as obras de infraestrutura que vão modificar a Estação de Transferência Pinheiros para a instalação dos postos de recarga dos oito novos ônibus elétricos que vão compor a frota da cidade. O processo licitatório para as empresas interessadas na obra já foi aberto e a sessão pública acontece no dia 26 de fevereiro.
O valor aproximado da contratação é de mais de R$5 milhões e o prazo para conclusão da estruturação do terminal é de oito meses. O investimento total das ações de eletrificação do transporte público em Hortolândia é de R$30 milhões, fruto de repasse do Governo Federal.
“Mais um passo rumo ao futuro para nossa cidade. O transporte público de qualidade, sustentável, cuidando das pessoas e do meio ambiente está chegando em Hortolândia. Vamos fazer parte de um seleto grupo de cidades que têm o transporte coletivo como parte importante para o desenvolvimento e qualidade de vida das pessoas. A força conjunta do trabalho com o Governo Federal é essencial neste desenvolvimento”, comentou o prefeito Zezé Gomes.
ASSINATURA
Em setembro do ano passado, a Prefeitura assinou os contratos para iniciar a operação da frota de ônibus elétricos do transporte coletivo municipal. A cerimônia foi realizada na própria Estação de Transferência Pinheiros e teve a presença do secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Eduardo Andia.
REFORMA GERAL
As obras incluirão serviços como rebaixamento das guias para nivelar a entrada e a saída dos passageiros dos ônibus, reforma da calçada no trecho onde está a estação, reforma da fachada e construção de área para descanso e refeição dos motoristas. O eletroterminal também terá segurança reforçada com a implantação de uma cabine com câmeras inteligentes. Esses equipamentos estarão integrados à Central de Monitoramento da Prefeitura, e no local serão operadas por um especialista, a fim de garantir o uso correto do espaço pela população.Inicialmente, serão instalados na estação oito carregadores para ônibus elétricos.
“Além de toda a nova infraestrutura que será aplicada no eletroterminal, teremos a possibilidade de aumentar a área de instalação de oito para 12 carregadores, já como preparação caso o município, no futuro, obtenha novos ônibus elétricos. Percebemos o pouco uso dessa estação para embarque e embarque. Com a centralização do eletroterminal ali na estação, o objetivo é aumentar a circulação dos passageiros, oferecendo boa estrutura. Também estamos planejando o aumento das linhas de ônibus após o início da operação”, explica o diretor de projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana, Ricardo Barbosa.
OITO ÔNIBUS ELÉTRICOS
A Prefeitura de Hortolândia fez a aquisição de oito ônibus elétricos, além dos dispositivos que fazem a recarga dos veículos. A licitação já foi realizada e está registrada em ata. Os veículos foram apresentados em abril do ano passado, no 92º Fórum Paulista de Mobilidade Urbana, realizado na Câmara Municipal.Os veículos são ecologicamente corretos, não emitem gás carbônico (CO2) na atmosfera, o que evita a poluição.
Os ônibus têm carregador para cabo USB, ar condicionado, Wi-Fi, sistema de câmera de segurança e painel elétrico. A capacidade de cada ônibus é de 36 pessoas sentadas. Os ônibus têm ainda assentos preferenciais para idosos e gestantes e acessibilidade no embarque e desembarque para pessoas com deficiência (PcDs).









