Teatro sobre Inteligência Artificial encanta alunos de Hortolândia

Apresentação aconteceu, nesta  terça-feira (13/05), na Emef Salvador Zacharias Pereira Jr. 

Estudantes da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacharias Pereira Júnior, no Jardim Novo Ângulo, vivenciaram uma experiência única, nesta terça-feira (13/05), durante a apresentação do espetáculo “Uma viagem pela Inteligência Artificial”. A peça teatral, com sessões realizadas pela manhã e à tarde, encantou os estudantes do 1º ao 5º ano com uma abordagem lúdica e interativa sobre as transformações provocadas pelas tecnologias digitais no cotidiano.

Mais de mil crianças participaram da atividade, sendo 506 no período da manhã e 522 à tarde. O espetáculo contou com telões interativos e a participação em tempo real do ChatGPT, ferramenta baseada em inteligência artificial, demonstrando ao público infantil como essa tecnologia atua em áreas como comunicação, relacionamento e consumo de conteúdo.

“Eu entendi que a tecnologia é muito importante para a gente, até para aprender. Mas que crianças menores de 18 anos não podem ter TikTok, Kwai e Instagram, porque isso pode até causar uma tragédia. Então, é preciso tomar muito cuidado por aí”, afirmou Maria Helena da Silva Souza, estudante do 5º ano A.

“Eu achei bem interessante. Gostei da parte que fala que devemos brincar, invés de ficar toda hora no celular. Os efeitos ficaram criativos e achei bem feita a parte da neve e da bolha e quando os robôs conversavam com a TV. Também gostei de envolver crianças no trabalho. Tem uma parte que os robôs perguntam para uma criança o que ela faz e ela responde que brinca, ao invés de jogar o dia inteiro. Quando se sabe o que é certo é fácil responder! No contexto geral, achei um sucesso. O trabalho foi bastante educacional e teve efeitos excelentes”, avaliou Miguel Altino Braga, do 5o. ano C.

A iniciativa faz parte do projeto de cibersegurança e combate ao “bullying” digital promovido pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O projeto é executado pela empresa Desktop e pela produtora MR2 Cultural, sendo viabilizada por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo).

Formação sobre IA para estudantes e professores 

Além do espetáculo para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a programação do projeto inclui outras ações pedagógicas. Em março, 20 alunos do 7º ao 9º ano da Emef Taquara Branca “Agenor Miranda da Silva” participaram de uma formação especial sobre inteligência artificial e cibersegurança, realizada no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro. Durante o curso, os estudantes desenvolveram um protótipo de sistema para identificar mensagens falsas e desinformação, ao mesmo tempo em que discutiram estratégias para prevenir o “bullying” digital.

O projeto ainda prevê uma formação específica para professores da rede municipal sobre o uso da inteligência artificial no ambiente escolar. A programação e o cronograma dessa formação estão sendo construídos em parceria entre a Secretaria de Educação, o Centro de Formação e o Departamento de Ciência e Tecnologia.