Projeto Robótica Educacional de Hortolândia é referência para outros municípios paulistas 

Prefeitura recebeu visita de secretário de Educação de Taboão da Serra, nesta segunda-feira (17/03) 

O secretário de Educação de Taboão da Serra, professor Luciano Correa, veio a Hortolândia, na manhã desta segunda-feira (17/03), para conhecer o Projeto “Robótica Educacional: Aprender Brincar e se Conectar”, desenvolvido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O projeto de Robótica Educacional beneficia aproximadamente 25 mil estudantes matriculados nas 61 unidades da rede municipal de ensino, abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I e II.  

Estudantes do Ensino Fundamental I e II utilizam kits da empresa Alpha Mecatrônica, que contêm peças e placas de alumínio recicláveis, rodas de plástico com pneus emborrachados, motores, baterias e uma variedade de sensores, incluindo os de luz, temperatura, ruído, cor e distância, entre outros elementos. Com esses recursos, os alunos são incentivados a explorar conceitos de engenharia, eletrônica e programação de maneira prática e divertida. Já os da Educação Infantil aprendem com a ajuda do robozinho ROB, especialmente projetado para estimular a aprendizagem e a lógica de programação de forma lúdica e criativa. ROB facilita com que eles desenvolvam habilidades cognitivas, mas também trabalhem a criatividade e o pensamento crítico desde os primeiros anos de vida. 

No Projeto, crianças e demais estudantes têm a oportunidade de desenvolver uma variedade de habilidades, incluindo pensamento computacional, noções básicas de mecânica, cultura digital e habilidades de programação. Por meio das aulas, eles são incentivados a se tornarem criadores e solucionadores de problemas em um mundo cada vez mais tecnológico e interconectado.  

Aula prática

O gestor foi recebido pelo secretário adjunto Renato Muccillo; pelo diretor do Ensino Fundamental, José Luiz Menegoro, e por supervisores educacionais nas dependências da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Em seguida, o visitante pode acompanhar uma aula prática do Projeto para 30 estudantes do 5º ano na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Villagio Ghiraldelli.

“Temos a expectativa de implantar o projeto em nossa rede municipal. Por isso, viemos conhecer o trabalho já realizado em Hortolândia. Poder vivenciar o entusiasmo dos estudantes e entender melhor como o projeto funciona na prática foi muito importante para nossa avaliação”, afirmou o secretário de Educação de Taboão da Serra, Professor Luciano Correa.

Para Renato Mucillo, a visita representa um reconhecimento do trabalho realizado em Hortolândia. “Poder socializar nosso Projeto como referência para outros municípios nos traz muita alegria, pois sabemos que estamos desenvolvendo com excelência nosso trabalho“, enfatizou o secretário adjunto de Educação, Ciência e Tecnologia.