Somente em julho, 151 futuras mamães e bebês foram beneficiados pela iniciativa da Prefeitura
Mais de mil kits entregues, de janeiro a julho deste ano: 1.071. Este é o balanço do “Cuidar: Programa de Atendimento à Gestante”, somente em 2025. De outubro de 2022 até agora, a Prefeitura já beneficiou 4.933 mamães e bebês nascidos em Hortolândia, por meio da distribuição de kits de maternidade, 151 neste mês. Os números são da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, uma das pastas participantes desta iniciativa multidisciplinar, em execução pela Administração Municipal há cerca de três anos.
Na cerimônia mensal de entrega de kits, realizada nesta quarta-feira (31/07), no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, o secretário adjunto da Pasta, Gérson Pereira, ressaltou a importância desta política pública e o caráter intersetorial do programa. Segundo ele, para atender a criança, desde o nascimento até os três anos de idade, o Programa será remodelado e ampliado em 2026.
Para a primeira-dama e secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Maria dos Anjos Assis Barros, agora que o “Cuidar” está prestes a atingir a marca de cinco mil beneficiados é preciso ir mais longe, neste atendimento. É importante pensar nas dificuldades enfrentadas pela mulher ao gerar um filho, nas responsabilidades que terá dali para a frente, seja com a própria saúde, seja com a saúde da criança, seja em questões correlatas como escola, trabalho e geração de renda e mudanças na família, ressalta ela.


Durante o acolhimento das mães e das famílias beneficiadas neste mês, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes anunciou outras novidades para o município, como a entrega de três novas escolas – duas delas creches; a contratação de 34 novos guardas municipais e a implantação de mais câmeras de segurança, em Hortolândia. Também convidou a todos a atualizar as cadernetas de vacinação, inclusive contra o Coronavírus.
“A vacinação é muito importante para todos nós. Não podemos deixar de tomar as vacinas. Não se deixem levar pelas ‘fake news’. Busquem o posto de saúde mais próximo e façam a vacinação completa. A Covid ainda não acabou e pode matar quem tem outras doenças e não é vacinado”, alertou Zezé.
A pediatra Marta Hirayama, integrante do Projeto “Amigas do Peito”, integrado ao “Cuidar”, ressaltou outros aspectos relevantes para a saúde materno-infantil: o acompanhamento pré e pós-natal, a saúde bucal, a rede de apoio familiar e a amamentação.
“O aleitamento materno gera crianças mais saudáveis. Em caso de dificuldade, procurem uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e lá encontrarão profissionais capacitados, prontos para ajudar. O leite materno é alimento, nutrição e também vínculo entre mamãe e bebê. É um ato muito humano. Uma riqueza que não tem preço. Este é o alimento padrão ouro”, ressaltou a profissional que há 30 anos atua na área.
Com 35 semanas de gestação, Ricaelly Giovana da Silva, de 19 anos, faz pré-natal na rede municipal, na UBS Santa Clara, e, por isso, recebeu o kit maternidade. “É bem bonito. Vai ajudar bastante”, comentou a futura mãe do garoto Gael.
Moradora do Jd. Amanda, Milly Estéffany Paixão dos Santos, de 21 anos e com 37 semanas de gravidez, aguarda a chegada de Aylla. Ao lado do companheiro John Alex M. dos Santos, de 22 anos, veio ao evento retirar o kit. “O programa me ajuda em várias coisas. Tem as consultas e agora as fraldas e roupas. Coisas que eu precisaria comprar futuramente”, comenta ela, atendida na UBS Amanda.
Saiba mais sobre o “Programa Cuidar”

Além de entregar o kit com roupinhas, fraldas, mamadeiras, mantas, banheira e outros itens úteis ao recém-nascido, a Prefeitura acompanha e orienta as futuras mamães e seus bebês, durante todo o pré-natal e o puerpério; monitora o ingresso da criança na creche e ainda auxilia membros da família que precisam se capacitar para ingressar no mercado de trabalho ou conseguir uma renda extra.
Confira os itens do kit Cuidar:
- 1 cobertor
- 1 toalha
- 2 macacões
- 2 “bodies” com calça
- 1 saída da maternidade
- 1 pacote de lenço umedecido
- 3 meias
- 3 Luvas
- 1 pacote de fralda de boca com 3 unidades (fralda em tecido)
- 1 sugador de leite
- Termômetro
- 1 pomada
- 1 sabonete líquido
- 2 pacotes de absorventes
- 1 banheira
- 1 mochila térmica impermeável