Prefeitura reforça importância de comparecer à consultas agendadas

Absenteísmo gera desperdício de recursos e prejudica usuários da rede pública de saúde de Hortolândia

Hortolândia faz a parte dela e investe constantemente na saúde. Neste ano, a Prefeitura tem promovido capacitações, treinamentos, aquisição de novos equipamentos, dentre muitas outras ações, para melhorar o atendimento e o acesso da população aos serviços de saúde. A população também precisa fazer a parte dela e agir com cidadania. Uma atitude que os moradores devem ter é evitar faltar à consultas e exames agendados. O absenteísmo é um fato recorrente na rede municipal de saúde. Tal prática gera prejuízos ao município e à própria população. Em razão disso, a Prefeitura reforça, uma vez mais, para que as pessoas ajam com responsabilidade e compareçam na data marcada para a realização do serviço solicitado.

Um exemplo de ação que a Prefeitura realiza para ampliar o acesso do público à saúde é o mutirão de ultrassom transvaginal e ultrassom de mama. A ação acontece em três sábados seguidos deste mês. O objetivo é agilizar o atendimento a mulheres que estão na fila de espera desses exames e oferecê-los no fim de semana, a fim de facilitar o comparecimento das pacientes.

Porém, a ação registrou nível expressivo de absenteísmo. De acordo com a Secretaria de Saúde, no primeiro sábado (15/03), foram agendados 250 exames. O número de faltas foi 80, o que representa absenteísmo de 32%. Já no segundo sábado (22/03), foram agendados 290 exames. O número de pacientes faltantes foi de 101. O absenteísmo registrado foi de 34%. O mutirão termina neste sábado (29/03).

PREJUÍZOS

Diante desses números de absenteísmo registrados no mutirão, a diretora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Fátima Gomes, reforça a importância da população ter consciência e comparecer a consultas e exames médicos agendados. O absenteísmo prejudica a própria população.

“Por isso, voltamos a bater nessa tecla. Quando um paciente falta a uma consulta ou um exame previamente agendados na rede, ele prejudica outra pessoa, que também precisa ser atendida. E que pode estar numa situação ou com um quadro de saúde mais grave”, alerta a diretora.

Além disso, a diretora ressalta que o absenteísmo gera desperdício de tempo, recursos do município e de equipes e profissionais de saúde mobilizados para executar os serviços agendados pela população.

Caso o paciente faltoso não apresente motivo justificado para o não comparecimento à consulta ou exame agendado, a diretora ressalta que ele volta para o fim da fila e terá que aguardar nova data disponível para ser atendido.