Prefeitura de Hortolândia realiza primeira entrega de kits do Programa Cuidar em 2025

Programa social contabiliza a entrega de cerca de 4 mil kits de maternidade em dois anos

Uma manhã para celebrar a vida. Foi este o mote que marcou a cerimônia de entrega dos kits de maternidade realizada, nesta quarta-feira (29/01), pela Prefeitura de Hortolândia em mais uma ação do Programa Cuidar, iniciativa intersetorial promovida pelas Secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social, de Saúde e de Educação. A entrega dos 156 kits reuniu autoridades públicas, gestantes e familiares na EMEF (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro.

Idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade, órgão da Prefeitura vinculado à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o Programa Cuidar foi lançado, em outubro de 2022, com o objetivo de atender mulheres a partir da 32ª semana de gestação que realizam o pré-natal na rede municipal de saúde. Com a cerimônia desta quarta-feira (29/01), o Programa Cuidar contabiliza a entrega de 4.018 kits desde o lançamento oficial.

Responsável por realizar a entrega simbólica dos kits a gestantes representantes de diferentes regiões da cidade, o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, enfatizou o saldo positivo do programa. “Nesta quarta-feira, entregamos 156 kits do Programa Cuidar, promovendo saúde e bem-estar para mães, bebês e suas famílias. Com um trabalho multidisciplinar, acompanhamos desde a gestação até os primeiros passos da criança e o fortalecimento da família, garantindo apoio e acolhimento. Desde o início do projeto, já são cerca de 4 mil kits entregues, reforçando nosso compromisso com este ciclo de cuidado e amor”, declarou Zezé Gomes.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade e secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Maria dos Anjos, comemorou a realização de mais uma cerimônia do Programa Cuidar. “É com enorme satisfação que nos reunimos aqui, hoje, para realizar a entrega destes kits a 156 mamães. Este programa tem feito história na nossa cidade por ser uma iniciativa que demonstra amor e carinho pelas famílias. É muito gratificante saber que este programa consegue alcançar vários lares, levando informação, cuidados e orientações para as famílias. Mais do que entregar estes kits, o ‘Cuidar’ é um programa que se preocupa em acompanhar as gestantes durante esta fase e também ao longo do desenvolvimento das crianças”, comentou Maria dos Anjos.

Além de receberem os kits de maternidade, as gestantes atendidas pelo Programa Cuidar receberam orientações de saúde relacionadas aos cuidados necessários durante o pré e pós-natal. As informações foram compartilhadas pela pediatra da Secretaria de Saúde, Drª Marta Hirayama, que abordou temas como aleitamento materno e vacinação.

“Este é um programa que envolve vários agentes públicos, representantes de diversas secretarias, porque a saúde, a educação, e o cuidado são importantes em todas as fases da vida. O leite materno não é somente um alimento, mas também a manifestação de amor, cuidado, e carinho. Outra questão que é muito importante é que as mães se atentem às vacinas, como forma de evitar doenças ao longo da vida das crianças”, ressaltou Dr. Marta Hirayama, ao orientar que as gestantes procurem informações sobre saúde em canais confiáveis, tais como o site do Ministério da Saúde e nas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Maria Cláudia da Silva é uma das gestantes atendidas pelo Programa Cuidar. Grávida de 37 semanas do menino Levi, a moradora do Loteamento Recanto do Sol destaca o atendimento que tem recebido na rede municipal de saúde. “Eu tenho sido muito bem atendida. O pré-natal que eu recebo atualmente na UBS Dom Bruno Gamberini é muito diferente do pré-natal que eu realizei há 12 anos, quando tive meu primeiro filho. O atendimento é muito bom, a médica que me atende é muito atenciosa”, afirma. 

Ao final da cerimônia, as gestantes atendidas pelo Programa Cuidar receberam os kits de maternidade. Foram disponibilizados itens que são utilizados pelas gestantes na saída dos bebês da maternidade, tais como banheira, bolsa, lenços umedecidos, sabonete líquido, cremes contra assadura, “mijãozinhos” e termômetro. As mães também recebem um coletor de leite materno, uma forma de estimular a amamentação.