Prefeitura de Hortolândia oferece por meio do projeto Escolinhas Esportivas aulas em 25 modalidades
O conhecido ditado em latim diz “mente sã, corpo são”. Para desfrutar de boa saúde mental e física ao longo da vida, é importante que pais, famílias e responsáveis estimulem a prática de esportes às suas crianças e adolescentes. Em Hortolândia isso já é rotina com o projeto Escolinhas Esportivas, promovido pela Prefeitura. Atualmente, o projeto oferece 25 modalidades, como futebol, caratê, natação, vôlei, handebol, muay thai, jiu-jítsu, dentre outras. As aulas são ministradas em 11 espaços públicos do município pela Secretaria de Esporte e Lazer.
A prática de atividade esportiva traz vários benefícios para a saúde física, mental e social de crianças e adolescentes, destaca a médica pediatra da Secretaria de Saúde, Marta Hirayama. “As atividades físicas e esportivas podem contribuir e proporcionar vários benefícios, dentre os quais, socialização, trabalho em equipe, disciplina, aprendizado de regras, cooperação e controle do stress”, reforça a pediatra.
Outro benefício destacado pela médica se refere ao autocontrole de frustração. “Quando crianças e adolescentes vivenciam situações, como, por exemplo, uma competição, eles aprendem a lidar com o aspecto da derrota”, salienta a pediatra.
Vale ainda reforçar que a prática de atividade física ou esportiva traz benefícios já amplamente conhecidos e divulgados, como prevenção ao sedentarismo, sobrepeso e obesidade.

E nesta época de domínio das redes e tecnologias digitais, a pediatra ressalta que a prática de atividade física ou esportiva ajuda a reduzir o tempo de uso de telas por crianças e adolescentes, o que impacta positivamente na prevenção de várias doenças crônicas.
Com o tempo, a criança passa a se aperfeiçoar e treinar com dedicação. Com isso, ela pode se destacar a ponto de representar o município em competições oficiais regionais, estaduais e nacionais. Neste ano, equipes formadas por alunos das Escolinhas Esportivas da Preitura de Hortolândia têm conseguido vitórias e conquistas em diferentes modalidades como judô, tênis de mesa, vôlei e caratê.
SEGURANÇA
Caso a criança ou o adolescente demonstre interesse em praticar alguma atividade física ou esportiva, a pediatra orienta famílias, pais e responsáveis a se atentarem com a segurança da atividade escolhida, avaliando os riscos e os benefícios de cada modalidade, antes de inscrever a criança. “É importante que a criança ou o adolescente passe por avaliação médica. Após isso, eles devem usar sempre roupas e equipamentos de proteção adequados à atividade. O tipo de modalidade esportiva deve ser escolhida conforme a idade. É importante também que pais, famílias e responsáveis respeitem a constituição física da criança. E que seja uma atividade que ela queira praticar”, esclarece a médica.

ALIMENTAÇÃO
Durante a prática, pais e famílias devem se assegurar para que as crianças sejam monitoradas por adultos responsáveis. A pediatra ainda destaca a importância de se ficar atento com a hidratação e alimentação.
Outro aspecto importante apontado pela pediatra é sobre a questão do limite. “Pais, famílias e responsáveis devem saber respeitar os limites da criança ou do adolescente. Tanto em suas habilidades, quanto ao cansaço. O esporte ou a atividade física devem ser prazerosos e nunca extenuantes”, alerta a médica.
